Bolsonaro concedeu 1.682 declarações falsas em 2020, diz relatório

Fonte: Isto é Dinheiro

Em em 2020, o presidente Jair Bolsonaro emitiu 1.682 declarações falsas ou enganosas, uma média de 4,3 por dia. É o que diz o Relatório Global de Expressão da Artigo-19, organização não-governamental de defesa e promoção do direito à liberdade de expressão e acesso à informação em todo o mundo. No ano anterior, foram cerca de 500 declarações do tipo.

De acordo com o documento, nos últimos cinco anos, o Brasil deixou de figurar entre os países com os melhores índices de liberdade de expressão para ser considerado uma democracia em crise.

“Em relação à imprensa, foram registradas 464 declarações públicas feitas pelo Presidente da República, seus ministros ou assessores próximos que atacaram ou deslegitimaram jornalistas e o seu trabalho, nível de agressão pública que não é visto desde o fim da ditadura militar. As violações contra jornalistas e comunicadores somam 254 casos. Deles, quase 50% (123 violações) foram cometidos por agentes públicos, e 18% (46 casos) continham expressões racistas, sexistas ou LGBTQIA-fóbicas”, afirma Denise Dora, diretora-executiva da Artigo 19 no Brasil, em nota divulgada.

Leia na íntegra: https://www.istoedinheiro.com.br/bolsonaro-concedeu-1-682-declaracoes-falsas-em-2020-diz-relatorio/

Icone de voltar ao topo