Ações

Proteção e Cuidados

Aqui, você encontrará publicações da ARTIGO 19 e de nossos parceiros sobre o cenário de violações à liberdade de expressão e violências contra comunicadores e comunicadoras, artistas, jornalistas e defensores e defensoras de direitos humanos. Há também cartilhas com recomendações de segurança e proteção ao Estado, à sociedade civil e aos demais agentes relevantes.

Conheça a ação

#CompartilheInformação #CompartilheEscazú

Realizada em 2023, a campanha apoiou financeira e instrucionalmente os 11 grupos de comunicação popular da Coalizão de Mídias Periférica, Favelada, Quilombola e Indígena. Os grupos tiveram liberdade de investir o dinheiro da forma como preferissem, dando continuidade a seus trabalhos, além de produzirem conteúdo de promoção do Acordo de Escazú. Confira algumas das produções!

Conheça a ação

#CompartilheInformação #CompartilheDemocracia

Promovida pela ARTIGO 19 em parceria com a Perifa Connection, a campanha apoiou 20 organizações civis brasileiras que desenvolveram ações voltadas ao combate à desinformação e às fake news sobre o processo eleitoral. Nos dois turnos das eleições de 2022, elas fizeram a cobertura nos locais de votação, nas ruas e após a apuração das urnas eleitorais. Confira um resumo sobre as organizações apoiadas e acompanhe o trabalho desenvolvido por elas.

Conheça a ação

#CompartilheInformação & #CompartilheSaúde

Originada na pandemia de Covid-19, a campanha buscou fortalecer os direitos à informação e à saúde. A ARTIGO 19 se associou a comunicadores e comunicadoras para apoiar a disseminação de informações confiáveis durante a crise. Selecionamos 23 iniciativas de comunicação popular, comunitária ou independente, oferecendo apoio de R$ 8 mil para cada. As iniciativas exploraram diversos aspectos da crise e promoveram perspectivas inovadoras sobre solidariedade, enfrentamento e direitos.

Conheça a ação

#Livre para Protestar

Uma iniciativa da ARTIGO 19 em aliança com diversas organizações que atuam com o tema da liberdade de expressão, a campanha #LivreParaProtestar tem o objetivo de debater a importância do direito de protesto e alertar sobre as restrições que ameaçam o exercício desse direito, além de desafiar estereótipos negativos em torno dos protestos, reforçando que manifestações são formas legítimas de expressão.

Conheça a ação

Exposição 20xARTE

Organizada pela ARTIGO 19 e pela Coalizão Negra por Direitos, a exposição 20xARTE: contra o racismo e a censura no Brasil foi lançada em resposta à agressão cometida contra as liberdades de expressão, artística e de protesto na semana da Consciência Negra de 2019.

A exposição digital reuniu 20 ilustrações e charges sobre antirracismo e liberdade de expressão. As obras foram selecionadas via edital, que recebeu 112 inscrições de artistas de todo o País.

Conheça a ação

Mapa Aborto Legal

O Mapa Aborto Legal da ARTIGO 19 reúne informações públicas sobre aborto legal e direitos sexuais. Surgiu para preencher a falta de dados acessíveis sobre saúde sexual nos portais governamentais, buscando oferecer informações confiáveis e acessíveis. A última atualização dos dados foi realizada em 2022.

Conheça a ação

Mulheres de Expressão

O projeto Mulheres de Expressão da ARTIGO 19 impulsiona a liberdade de expressão e o acesso à informação das mulheres frente às discussões sobre discriminações de gênero, raça e classe e outros temas da comunicação no Brasil. A plataforma apresenta depoimentos e perfis de ativistas e comunicadoras que usam suas múltiplas vozes para defender direitos, rompendo as barreiras estruturais e se fazendo presentes no debate público.

Conheça a ação

Acordo de Escazú

O Acordo de Escazú, assinado pelo Brasil em 2018, define diretrizes para a participação social, o acesso à informação e à justiça ambiental na América Latina e no Caribe. A ARTIGO 19 faz parte de redes de instituições e especialistas que buscam avançar os padrões internacionais no acordo, dialogando com atores governamentais. Seguimos monitorando a implementação do acordo, além de produzir e difundir o conhecimento a respeito dele, como o curso livre Democracia ambiental – uma introdução ao Acordo de Escazú.

Conheça a ação

Icone de voltar ao topo