Nosso impacto

Nosso impacto

Nosso impacto

A ARTIGO 19 tem se destacado em suas áreas de atuação, ao realizar uma defesa implacável e constante do acesso à informação e liberdade de expressão. Para fazê-lo, utilizamos diversas estratégias, como o advocacy, monitoramento e pesquisa; desenvolvimento jurídico; e litígio e formação.

Ajudamos a desenhar e promover leis e políticas que visem responsabilizar não apenas o poder público, mas todos aqueles que cometam algum tipo de violação contra o direito de se expressar livremente.
 Monitoramos e pressionamos governos a adotarem práticas que tenham a transparência e a prestação de contas como regra, realizando para isso campanhas amplas junto à sociedade e avaliando constantemente mecanismos de acesso à informação pública.

Proporcionamos apoio a vítimas de violações motivadas pelo exercício do direito à liberdade de expressão, discutindo ações protetivas imediatas, prestando auxílio jurídico em casos selecionados e denunciando publicamente a ocorrência de abusos. Além disso, atuamos também sob o viés preventivo, com a produção de materiais e a realização de oficinas que promovam medidas de segurança a comunicadores e defensores de direitos humanos – sempre sem deixar de pressionar o poder público a cumprir suas obrigações nessas áreas.

Também prestamos assistência aos meios de comunicação em seu desenvolvimento profissional com uma variedade de recursos de treinamento e capacitação.
 Prestamos, ainda, assistência e capacitação em diversos temas contemporâneos relacionados à liberdade de expressão e acesso à informação, como liberdade de imprensa, crimes contra a honra, transparência governamental, comunicação pública, pluralismo midiático e promoção da diversidade.

Loading animation
Icone de voltar ao topo