ARTIGO 19 realiza formações sobre aborto legal

Nos dias 24 e 25 de novembro estivemos na Rocinha, no Rio de Janeiro, realizando duas formações sobre aborto legal em parceria com o Jornal Fala Roça. A atividade marcou o pré-lançamento da cartilha do Mapa do Aborto Legal, direcionado para ativistas, agentes da área da saúde e demais pessoas interessadas. 

Ao longo de dois dias, o evento promoveu debates sobre acesso à informação, direitos sexuais e reprodutivos, saúde pública e os dados compartilhados na atualização da interface digital do Mapa do Aborto Legal.  

“Saímos daqui muito honrados e contentes com as trocas. Surgiram várias contribuições e questões importantes que serão fundamentais para próximos passos e fortalecimento da nossa atuação coletiva no campo pela defesa e garantia ao acesso ao aborto legal e informações confiáveis a seu respeito”, comentou Taynara Lira, assessora do Programa de Proteção e Participação Democrática.  

Também foi realizada uma formação com o IBRAT – Instituto Brasileiro de Transmasculinidades, em São Paulo, que focou no tema do aborto legal para pessoas transmasculinas e não-binárias, reunindo dezenas de profissionais de diversas áreas para debater o tema. 

“Não tem como pensar o aborto no Brasil sem um olhar interseciconal. Isso significa compreender que corpos de pessoas transmasculinas, não-binárias e outras dissidências também são corpos que devem ter acesso garantido ao aborto legal. Essa formação é resultado de uma pesquisa que foi pensada em todas as suas etapas com pessoas trans, evidenciando o compromisso da ARTIGO 19 em promover o acesso à informação e democratizar esse debate à todas as pessoas“, comenta Caê Vatiero, assessor do Programa de Proteção e Participação Democrática.  

Além da cartilha, também foi produzida a pesquisa “Mapa do Aborto Legal: direitos reprodutivos na encruzilhada da informação”, lançada oficialmente no dia 3 de dezembro em um evento com a presença de Helena Bertho, do Instituto AzMina, e Bela Reis, jornalista e apresentadora do podcast Angu de Grilo. 

Icone de voltar ao topo
https://forumporn.net