Encontro do Coletivo RPU Brasil

Entre os dias 12 e 14 de agosto, a ARTIGO 19 Brasil e América do Sul esteve em Brasília para participar do encontro do Coletivo RPU Brasil, uma articulação composta por 39 organizações da sociedade civil que atuam na promoção e defesa dos direitos humanos.  

O coletivo foi criado em 2017 com o objetivo de monitorar a situação dos direitos humanos no país por meio do mecanismo da Revisão Periódica Universal (RPU) da ONU. 

Durante o encontro, foram realizadas análises coletivas, diálogos com entidades do Estado brasileiro e encaminhamentos estratégicos voltados ao fortalecimento da participação social e ao cumprimento das recomendações internacionais de direitos humanos.  

Um dos avanços significativos foi a contribuição do coletivo para o desenvolvimento da plataforma SIMORE Brasil, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que visa ampliar a transparência e o monitoramento das recomendações da RPU. 

O coletivo também dialogou com representantes de órgãos públicos comprometidos com a implementação das recomendações da RPU, abordando temas como a responsabilidade do Estado, os principais desafios enfrentados e estratégias para ampliar a participação política da sociedade civil. 

Além disso, a ARTIGO 19 participou de uma roda de diálogo na Embaixada da Noruega, junto a representantes de outras embaixadas, onde foram apresentados os principais pontos do monitoramento realizado pelo coletivo e contribuições para o relatório de meio período do quarto ciclo da RPU. 

O encontro também foi espaço para o planejamento interno do coletivo, com foco nas ações previstas para o restante de 2025. 

Icone de voltar ao topo