Exigimos transparência na investigação do assassinato do imigrante Moïse Kabamgabe

A ARTIGO 19 requer ao Ministério Público e à Secretaria de Segurança Pública do estado do Rio de Janeiro a investigação transparente sobre o linchamento e brutal assassinato de Moïse Kabamgabe, imigrante congolês que sofreu inúmeras agressões após cobrar seu salário no local onde trabalhava, um quiosque na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, no dia 24 de janeiro.

O jovem de 24 anos era refugiado político vindo do Congo com sua família e se tornou mais uma das vítimas da violência sistêmica contra corpos negros no Brasil, que mata uma pessoa negra a cada 23 minutos – segundo dados da pesquisa da Rede Observatórios de Segurança Pública.  

A ação truculenta requer procedimento investigatório ainda mais atento e translúcido, diante das denúncias de que a área onde ocorreu o crime seria controlada por milícias e haveria intervenção destas nas investigações de atos naquela localidade. Exigir Justiça por Moïse é requerer um sistema de justiça transparente e efetivo na responsabilização dos causadores deste horrendo crime, para que não se torne mais um número, não se repita e haja resposta e amparo do Eestado à família da vítima.

 

(Crédito: Reprodução Mídia Ninja)

 

 

Icone de voltar ao topo