ARTIGO 19 e Coalizão Negra por Direitos lançam exposição de ilustrações e charges sobre antirracismo e liberdade de expressão.

A exposição 20xARTE: contra o racismo e a censura no Brasil, organizada pela ARTIGO 19 e Coalizão Negra por Direitos, reúne vinte ilustrações e charges sobre antirracismo e liberdade de expressão. As organizações lançam a exposição virtual neste mês emblemático para o movimento negro, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha em 25 de julho, buscando apoiar as ações de raça e gênero que marcam a data ao divulgar o talento de 20 artistas brasileiros/as que mobilizam sua criatividade para defender a liberdade artística, o direito de protesto e a luta antirracista no Brasil.

A exposição reafirma, assim, a liberdade de se expressar, protestar e desafiar o racismo no Brasil. É também uma resposta à agressão cometida contra as liberdades de expressão, artística e de protesto em um ato inaceitável ocorrido na semana da Consciência Negra de 2019, na Câmara dos Deputados em Brasília, quando um deputado federal do Partido Social Liberal (PSL-SP) quebrou uma charge de Carlos Latuff sobre o genocídio da população negra no país da exposição “Resistir no Brasil”.

Contra esta censura e violência racista, respondemos com 20 vezes mais arte, com obras selecionadas por um edital que recebeu 112 inscrições de artistas de todo o país. Entre tantas propostas incríveis, um Comitê de Seleção com integrantes da Coalizão Negra por Direitos e da ARTIGO 19 ficou com a difícil tarefa de eleger as 20 ilustrações e charges que compõem a exposição.

A quantidade e a qualidade das dezenas de propostas recebidas no edital e das 20 obras apresentadas demonstram a importância do apoio a intervenções artísticas neste momento do país, e do direito de sermos #LivreParaProtestar, criar e nos expressar. A arte é ainda mais necessária quando mobilizada para protestar contra discriminações estruturais e violências inaceitáveis.

Confira: livreparaprotestar.artigo19.org/exposicao-20xarte

Icone de voltar ao topo