Debate aborda a transparência nas obras de despoluição da Baía de Guanabara

Águas Turvas Site

 

Na próxima sexta-feira (29), no Rio de Janeiro, a ARTIGO 19 organiza um encontro para debater as principais questões levantadas pelo relatório “Águas turvas, informações opacas: uma análise sobre a transparência dos programas de despoluição da Baía de Guanabara”, que a entidade lança no mesmo dia. A atividade ocorrerá a partir das 17h, na Casa Pública, que fica na rua Dona Mariana, 81, Botafogo.

 

Na mesa de debatedores estarão Carla Râmoa Chaves, geógrafa e pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carlos Lucio Bittencourt, ecologista e membro do movimento Baía Viva, e Mariana Tamari, oficial de Acesso à Informação da ARTIGO 19. Os três trabalharam na produção do relatório.

 

Em agosto, cerca de 1400 atletas estarão nas águas da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, para as competições de vela nos Jogos Olímpicos. Porém, o nível de poluição da baía preocupa – em alguns de seus pontos, foram detectados níveis de coliformes fecais, bactérias e metais pesados várias vezes acima dos parâmetros permitidos. Há ainda o risco de que o lixo flutuante influencie nas provas.

 

O relatório da ARTIGO 19 visa analisar o acesso às informações sobre os dois programas governamentais criados para despoluir a baía. Intitulados “Programa de Despoluição da Baía de Guanabara” (PDBG) e “Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara” (PSAM), os programas tiveram investimentos milionários, mas não atingiram suas metas.

 

No passado, a despoluição total da Baía de Guanabara chegou a ser anunciada como um dos legados sociais da realização da Olimpíada no Brasil, mas a promessa não será cumprida a tempo.

 

SERVIÇO
Evento: Debate sobre o relatório “Águas turvas, informações opacas: uma análise sobre a transparência dos programas de despoluição da Baía de Guanabara”
Data: 29/07 (sexta-feira)
Horário: 17h
Local: Casa Pública
Endereço: Dona Mariana, 81, Botafogo, Rio de Janeiro

Icone de voltar ao topo