A presente imagem foi realizada em meio à floresta amazônica. Seu intuito é chamar atenção para a natureza que somos, buscando um híbrido entre o corpo humano e o corpo de outras espécies, para questionar o Antropoceno. A obra faz um convite para começarmos a projetar o porvir a partir de agora, rumo ao Simbioceno. Desse modo, ela reflete sobre as ações humanas em diálogo com o ambiente e coaduna com as discussões tratadas pela Cop 30.
Biografia
Ana Mundim é multiartista e docente dos cursos de Pós-graduação em Artes e de Graduação em Dança da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é coordenadora dos Cursos de Graduação em Dança da UFC. Realizou estágio Pós Doutoral na Universitát de Barcelona (2018) e na UNICAMP (2023-2024).
Seus interesses de pesquisa são atravessados pelo corpoespaço em movimento na Dança, a improvisação e o acaso como estruturas fundantes de experimentação, que interatuam com a Performance, as Artes Visuais e a Música. Desde 2010 coordena o grupo de pesquisa Dramaturgia do Corpoespaço e o projeto de extensão Temporal- encontros de improvisação e composição em tempo real.
Desde 2022 desenvolve a metodologia Aqua Move de técnica-criação em dança na água. Realizou formações em nível I em Aguavida e Aguahara; em níveis I e 2 em Watsu e desde 2022 desenvolve a metodologia de dança aquática Aqua Move. Participou de encontros aquáticos como Contact and Flow (2018), Macacos Aquáticos (2019), Liquid Cosmos (2019), Habitat (2022), Project Limb (2022 e 2023). Possui certificação de freediving na piscina pela SSI (2024).
Como fotógrafa produziu as seguintes exposições: Na Pele (Uberlândia); Perpetua (Campinas); Ventanas (Uberlândia); Cartas Abertas ao Desejo (Exposições Coletivas Digitais Permitir o afeto e Se antes do fim…, no Maré Foto Festival; Fortaleza BNB / Galeria Mariana Furlani; Campo Grande – Casa Cor / Parque das Nações Indígenas; Goiás – Cineteatro São Joaquim; ).
Integrou as seguintes exposições coletivas: Uberlândia – Múltiplos Olhares sobre a cidade; Sertão Imaginário – Qxas Festival; Miragem – Fotofestival Solar; Se antes do fim… e Permitir o afeto. – Maré Foto Festival; Meu inventário Verde.
Publicou o ensaio fotográfico Sobre Branco (Cause Magazine – edição Natureza – 2017). Foi selecionada para a convocatória Tempo Suspenso, uma iniciativa conjunta do Foto em Pauta, FotoRio, Solar Foto Festival, Doc Galeria, em 2020. Integrou o Salão de Abril 2021 (Fortaleza – Ceará), com a obra Chá de Cadeira. Participou do Fotofestival Solar, em 2022, na exposição coletiva Horizontes Desejantes, e na exposição coletiva Palimpsesto de Memórias com o grupo Imagem e Pensamento.
Em 2023 integrou a oitava edição do Laboratório Oma de Artes Visuais (SP) e o Experimental Photo Festival (Barcelona). Realizou a exposição individual Aquilo que habita em mim, na Casa de Vidro, em Campinas (SP) – 2024, no Museu da Cultura Cearense, em Fortaleza (CE) – 2025, no Sesc Tocantins, em Palmas (TO) – 2025, no Galpão do Qxas Festival, Quixadá (CE) – 2025.
