Equipe


Diretora-executiva

 

Paula Martins

Integra a ARTIGO 19 desde a constituição do escritório brasileiro da organização em 2007 no qual coordena o trabalho geral do escritório e o núcleo de acesso à informação. Paula é formada em Direito pela Universidade de São Paulo e possui Mestrado em Advocacia de Interesse Público pela Universidade de Nova York. Antes de integrar a ARTIGO19, trabalhou como pesquisadora para a Human Rights Watch e foi oficial de programas do Alto Comissariado para os Direitos Humanos da ONU, em Genebra. Trabalhou como pesquisadora visitante na Federatión Internationale des ligues des Droits de l’Homme (FIDH) e para o European Roma Rights Center (ERRC). No Brasil, Paula trabalhou em pesquisas e ações na área dos direitos humanos em temas como direito a moradia, titulação de terras indígenas e direitos das pessoas portadoras de deficiência, assim como no desenvolvimento de programas de capacitação em direitos humanos em organizações como a Conectas Direitos Humanos.
paula@article19.org

 

Laura Tresca

É diretora-executiva interina da ARTIGO 19. Jornalista e cientista social, fez mestrado em políticas públicas de comunicação. Foi participante do IVLP – International Visitor Leadership Program, promovido pelo Departamento de Estado Americano. É conselheira do CDUST – Conselho de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações – da Anatel. Desde 2010, trabalha na ARTIGO 19 em defesa da liberdade de expressão e do acesso à informação. Anteriormente, trabalhou em outras organizações sociais e como jornalista.
laura@article19.org

 

Equipe

 

Joara Marchezini

É coordenadora do programa de Acesso à Informação da  ARTIGO 19. Em 2012, concluiu o Máster Europeu em Acción Internacional Humanitaria pela Universidad de Deusto, na Espanha. Possui pós-graduação em Direitos Humanos e Democracia pela Universidade de Coimbra, em Portugal, e graduação em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Durante a graduação, foi bolsista da FAPESP, pesquisando a proteção internacional dos direitos humanos nos conflitos armados. Recentemente, atuou como consultora independente para a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Trabalhou com outras organizações não governamentais, como Fundación Save the Children e Amnistia Internacional Portugal.
joara@article19.org

Henrique Goes

É assistente de projetos na área de Acesso à Informação da ARTIGO 19. Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo e fez parte do Projeto de extensão Promigra, da Faculdade de Direito da USP, que atua no apoio jurídico a migrantes. Também estudou, durante um semestre, na Universidad Autónoma de Madrid. Além disso, passou um mês na Freie Universität Berlin, onde estudou identidade e memória ante processos migratórios e de transição política.

Regina Marques

Trabalha na área administrativa da ARTIGO 19. Anteriormente trabalhou como Secretária Executiva em grandes empresas e instituições.
regina@article19.org

 

Yumna Ghani

Atua na área de Acesso à Informação da ARTIGO 19. Formada em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP), possui experiência em ferramentas de gestão e em projetos sociais. Já atuou na Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual, Secretaria de Estado da Cultura e no Instituto Pólis, onde contribuiu para a realização do projeto Litoral Sustentável.
yumna@article19.org

 

Camila Marques

É advogada e coordenadora do Centro de Referência Legal em Liberdade de Expressão e Acesso à Informação da ARTIGO 19. Formou-se na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), cursou um semestre como ouvinte na disciplina de Direito Internacional na Ludwig-Maximilians-Universität München (Alemanha) e atualmente é Conselheira Consultiva da Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
camila@article19.org

 

Rosimeyri Carminati

Trabalha como assistente financeira da ARTIGO 19. Tem vasta experiência na área de Planejamento estratégico e controle, e é Formada pela Universidade Bandeirantes em Gestão Financeira e Negócios. Trabalhou anteriormente como Assistente administrativa/financeira na Conectas Direitos Humanos.
rosimeyri@article19.org

 

 Paulo Lara

É assessor de projetos no programa de direitos digitais da ARTIGO 19. Bacharel em sociologia e ciências políticas e mestre em sociologia da cultura pelo IFCH/UNICAMP, cursa o último ano do PhD em Política e Estudos Culturais na Goldsmith, University of London. É também pós graduado em comunicação na área de divulgação científica e cultural pelo LABJOR/UNICAMP. Tem experiência nas áreas de cultura, comunicação e tecnologia, com carreira docente e como pesquisador e consultor. Trabalhou no Ministério da Cultura e da Comunicações na área de tecnologias digitais, políticas públicas e expressões culturais. Tem conhecimento em Software Livre, radiodifusão, políticas de comunicação e cultura digital.
paulolara@article19.org

 

Julia Lima

É coordenadora do programa de Proteção e Segurança da ARTIGO 19. Formada em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo, cursou um semestre de Ciências Políticas e Comunicação na Universidade Complutense de Madrid onde desenvolveu uma pesquisa sobre o Movimento 15M espanhol. Já trabalhou na área de sustentabilidade e atuou como educadora e responsável de comunicação no Projeto Redigir, um projeto de extensão universitária da USP de educação e cidadania.
julia@article19.org

 

Thiago Firbida

Atualmente é assessor de projeto do programa de Proteção e Segurança da ARTIGO 19. Cursou Relações Internacionais (USP) e cursa o Bacharelado em Ciências Sociais (USP). Já trabalhou em outras organizações da sociedade civil, como o Instituto Paulo Freire, e tem experiência na temática de Educação Popular para os Direitos Humanos, sendo um dos fundadores do coletivo de educação popular “Educar para o Mundo”. Também foi um dos fundadores do grupo de pesquisa IDEJUST, que reúne pesquisadores e militantes da área de Justiça de Transição e do processo de democratização no Brasil.
thiago@article19.org

 

Débora Prado 

É coordenadora de Comunicação da ARTIGO 19. Jornalista com atuação como coordenadora de comunicação e de projetos em organizações sociais, repórter e editora em plataformas impressas e digitais. Já passou pelo Instituto Patrícia Galvão, onde adquiriu experiência no campo dos direitos das mulheres e de políticas de gênero e raça, pela Revista Caros Amigos e Editora Boitempo. Atualmente, também realiza pesquisa de mestrado na Unicamp na área de Informação, Comunicação, Tecnologia e Sociedade e integra a Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (Lavits).
deboraprado@article19.org

 

Júlia Rocha

Júlia Rocha é Assessora de Projetos na equipe de Acesso à Informação da ARTIGO 19. Formada em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo, passou um semestre na Universidad de Buenos Aires, onde estudou gênero e direitos humanos. Ainda durante a graduação, teve a oportunidade de se envolver com o Núcleo Feminista de RI e pesquisar sobre filosofia política como bolsista PIBIC/CNPq. Realizou diversos cursos a possui experiência nas áreas de direitos humanos, gênero, políticas públicas, jornalismo e gestão de projetos. Já trabalhou em organizações como Transparência Brasil, Comunitas e Nexo Jornal.
rochajulia@article19.org

 

Estagiários/as

Ester Borges Santos

Estagiária de Acesso à Informação
ester@article19.org

Raphael Concli

Estagiário de Proteção e Segurança
concli@article19.org

Júlia Cruz

Estagiária de Comunicação
ferreiracruz@article19.org

Daniel Blanco dos Anjos  

Estagiário de Direitos Digitais
blanco.article19.org

Juliana Novaes

Estagiária do Centro de Referência Legal
juliananovaes@article19.org