Equipe


Diretoria Executiva

Denise Dora

É diretora executiva da ARTIGO 19. Formada em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado em direito internacional dos direitos humanos pela Universidade de Essex, no Reino Unido, e outro mestrado em história, política e bens culturais pela Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro. A advogada, participou da fundação e foi diretora executiva da Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos — hoje uma das principais organizações de promoção dos direitos das mulheres no Brasil –, tendo em seguida trabalhado por mais de uma década na Fundação Ford como responsável pelo programa de direitos humanos. Denise também atuou como Ouvidora da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul e da criação de um inovador escritório de advocacia de direitos humanos em Porto Alegre.
denisedora@article19.org

Acesso à Informação

Joara Marchezini

É coordenadora do programa de Acesso à Informação da  ARTIGO 19. Em 2012, concluiu o Máster Europeu em Acción Internacional Humanitaria pela Universidad de Deusto, na Espanha. Possui pós-graduação em Direitos Humanos e Democracia pela Universidade de Coimbra, em Portugal, e graduação em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Durante a graduação, foi bolsista da FAPESP, pesquisando a proteção internacional dos direitos humanos nos conflitos armados. Recentemente, atuou como consultora independente para a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Trabalhou com outras organizações não governamentais, como Fundación Save the Children e Amnistia Internacional Portugal.
joara@article19.org

Júlia Rocha

É assessora de projetos no programa de Acesso à Informação da ARTIGO 19. Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo, atualmente cursa especialização em Sociologia na Fundação Escola de Sociologia e Política. Em 2016 passou um semestre na Universidad de Buenos Aires, onde estudou gênero e direitos humanos na Facultad de Ciencias Sociales. Possui experiência nas áreas de direitos humanos, gênero,  transparência, governo aberto, políticas públicas, jornalismo e gestão de projetos. Já trabalhou em organizações do terceiro setor como Transparência Brasil, atuando junto aos projetos Tá de Pé e Achados e Pedidos, e Comunitas, contribuindo para o desenvolvimento de projetos de inovação na gestão pública. Também estagiou na área de jornalismo de dados no Nexo Jornal.
rochajulia@article19.org

Yumna Ghani

É assistente no programa de Acesso à Informação da ARTIGO 19. Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela USP e Pós Graduanda em Política e Relações Internacionais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, é membro da ARTIGO 19 desde 2014, onde já atuou na área administrativa e como assistente de diretoria. Possui experiência em ferramentas de gestão e em projetos sociais. Já atuou na Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual, Secretaria de Estado da Cultura e no Instituto Pólis, onde contribuiu para a realização do projeto Litoral Sustentável.
yumna@article19.org

Débora Lima

Estagiária do programa de Acesso à Informação
deboralima@article19.org

Centro de Referência Legal

Camila Marques

É advogada e coordenadora do Centro de Referência Legal em Liberdade de Expressão e Acesso à Informação da ARTIGO 19. Formou-se na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), cursou um semestre como ouvinte na disciplina de Direito Internacional na Ludwig-Maximilians-Universität München (Alemanha) e atualmente é Conselheira Consultiva da Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
camila@article19.org

Guilherme Barbosa

É advogado do Centro de Referência Legal da ARTIGO 19. Formado em direito pela Universidade Estadual de Londrina com mestrado em direitos humanos e cidadania pela Universidade de Brasília. Participou da assessoria jurídica popular universitária LUTAS em Londrina por mais de 3 anos, tendo em seguida trabalhado em escritório de advocacia, assessorado organizações da sociedade civil e integrado o Fundo de Populações das Nações Unidas no Brasil. Também atuou como técnico em direito no serviço de medidas socioeducativas em meio aberto na zona sul da capital paulista.
guilhermebarbosa@article19.org

Catharina Pereira

Estagiária do Centro de Referência Legal
catharinapereira@article19.org

Comunicação

Débora Prado 

É coordenadora de comunicação da ARTIGO 19. Formada em Comunicação Social pela Unesp, realizou especialização em Economia Urbana e Gestão Pública na PUC-SP e mestrado na Unicamp na linha de pesquisa Informação, Comunicação, Tecnologia e Sociedade. Jornalista com mais de 10 anos de experiência como coordenadora de comunicação e de projetos em organizações sociais, repórter e editora em plataformas impressas e digitais. Já passou por organizações como o Instituto Patrícia Galvão e a Revista Caros Amigos, além de colaborar com diversas iniciativas, especialmente no campo dos direitos das mulheres e políticas de gênero; internet; comunicação e direitos humanos.
deboraprado@article19.org

Júlia Cruz

Estagiária de Jornalismo
ferreiracruz@article19.org

Vinícius Souza

Estagiário de Designer Gráfico
viniciussouza@article19.org

Direitos Digitais

Laura Tresca

É coordenadora do programa de Direitos Digitais da ARTIGO 19. Jornalista e cientista social, fez mestrado em políticas públicas de comunicação. Foi participante do IVLP – International Visitor Leadership Program, promovido pelo Departamento de Estado Americano. É conselheira do CDUST – Conselho de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações – da Anatel. Desde 2010, trabalha na ARTIGO 19 em defesa da liberdade de expressão e do acesso à informação. Anteriormente, trabalhou em outras organizações sociais e como jornalista.
laura@article19.org

Paulo José Lara

É assessor de projetos no programa de Direitos Digitais da ARTIGO 19. Bacharel em sociologia e ciências políticas, mestre em sociologia da cultura pelo IFCH/UNICAMP e PhD em Política pela Goldsmith, Universidade de Londres. É também pós graduado em comunicação na área de divulgação científica e cultural pelo LABJOR/UNICAMP. Tem experiência nas áreas de cultura, comunicação e tecnologia, com carreira prévia de docente, pesquisador e consultor. Trabalhou no Ministério da Cultura e das Comunicações nas áreas de inclusão digital, expressões culturais e formulação de políticas públicas. Tem conhecimento em Software Livre, radiodifusão, políticas de comunicação e cultura digital.
paulolara@article19.org

Operacional

Kátia Salomão

É coordenadora da área operacional da ARTIGO 19. Bacharela em Ciências Contábeis pela Estácio de Sá, com MBA em Gestão Estratégica e Econômica em Recursos Humanos pela FGV e formação em Leader Training pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Possui experiência nas áreas de contabilidade, controladoria, gestão financeira, administrativo e recursos humanos, com ênfase na implantação e reestruturação dos subsistemas das áreas e valorização do desenvolvimento humano.
katia@article19.org

Regina Marques

Atua na área administrativa da ARTIGO 19. Anteriormente trabalhou em empresas e instituições como assistente executiva nas áreas de planejamento, financeiro e administrativa.

Rosimeyri Carminati

Trabalha como assistente financeira da ARTIGO 19. Tem vasta experiência na área de Planejamento estratégico e controle, e é Formada pela Universidade Bandeirantes em Gestão Financeira e Negócios. Trabalhou anteriormente como Assistente administrativa/financeira na Conectas Direitos Humanos.
rosimeyri@article19.org

Pedro Valent

É assistente financeiro da ARTIGO 19. Graduado em ciências contábeis pela Universidade Braz Cubas (UBC), possui experiência na área financeira, contábil, administração de pessoal e administrativo.
pedrovalente@article19.org

Luciana Guedes

É auxiliar administrativo na ARTIGO 19. Atualmente cursa psicologia na FMU e possui experiência na área financeira e administrativa.

Proteção e Segurança

Thiago Firbida

Atualmente é coordenador do programa de Proteção e Segurança da ARTIGO 19. Cursou Relações Internacionais (USP) e cursa o Bacharelado em Ciências Sociais (USP). Já trabalhou em outras organizações da sociedade civil, como o Instituto Paulo Freire, e tem experiência na temática de Educação Popular para os Direitos Humanos, sendo um dos fundadores do coletivo de educação popular “Educar para o Mundo”. Também foi um dos fundadores do grupo de pesquisa IDEJUST, que reúne pesquisadores e militantes da área de Justiça de Transição e do processo de democratização no Brasil.
thiago@article19.org

Barbara Dantas

Estagiária do programa de Proteção e Segurança
barbaradantas@article19.org