ARTIGO 19 celebra 15 anos de luta pela liberdade de expressão no Brasil e América do Sul

O painel “15 anos de luta pela liberdade de expressão” foi o elemento central que reuniu organizações parceiras, representações de órgãos públicos, ativistas e defensores para celebrar o aniversário da ARTIGO 19 Brasil e América do Sul, realizado na última sexta (24/11) no espaço de artes Matilha Cultural (capital paulista).

O debate contou com a participação de Clarissa Gross (coordenadora do Freedom of Expression and Democracy Platform – Fundação Getúlio Vargas/FGV), Ana Mielke (jornalista, escritora e coordenadora executiva do Intervozes), Preta Ferreira (multiartista, ativista, escritora e autora de “Minha Carne: Diário de uma Prisão”) e Dandara Rudsan (advogada transfeminista e antipunitivista). As debatedoras abordaram, respectivamente: os contornos jurídicos do conceito de liberdade de expressão; a concentração do sistema de mídia brasileiro e os desafios que as big techs impõem à moderação de conteúdo; luta antirracista e proteção de defensores/as; liberdade de expressão na Região Amazônica.

Facilitaram o painel os novos codiretores executivos da ARTIGO 19, Raísa Cetra e Paulo José Lara, que apontaram a importância de ouvir as parceiras para visualizar os desafios a serem enfrentados. “A liberdade de expressão é um conceito em disputa com forças conservadoras. Precisamos nos unir para construir essa agenda agora para os os próximos 15 anos”, afirma Raísa Cetra.

O debate foi seguido de coquetel, na Matilha Cultural, momento em que as organizações presentes e equipe da ARTIGO 19 puderam celebrar, avivar e fortalecer os votos para o próximo ciclo na luta pela liberdade de expressão no Brasil e América do Sul.

Postado em

Icone de voltar ao topo