Não atire nos mensageiros

mensageirossite

Já é velha a defesa de que, em uma guerra, o mensageiro deve ter sua integridade física preservada. A máxima deveria valer ainda mais quando o contexto é o de manifestações de rua realizadas em um país cuja Constituição garante o direito à liberdade de expressão e de reunião. No entanto, o que se vê nos últimos tempos em São Paulo e em outras cidades brasileiras é o oposto.

Midiativistas, jornalistas e demais profissionais da imprensa, incumbidos da função de “mensageiros” à sociedade, têm sido vítimas constantes da repressão policial que novamente marca os protestos contra o aumento da tarifa do transporte público em São Paulo.

Em protesto no dia 16 de janeiro, no centro de São Paulo, o repórter fotográfico da VICE Felipe Larozza recebeu um golpe de cassetete nas costas enquanto passava por um “corredor polonês” juntamente com cerca de 20 manifestantes. Já o repórter do jornal Estadão Edgar Maciel foi alvo de bala de borracha que o feriu na perna, durante protesto ocorrido no dia 23 de janeiro.

Uma vez que profissionais de imprensa e midiativistas estão claramente identificados – ao portarem câmeras e se posicionarem como observadores–, é difícil acreditar que estes ataques não sejam expressamente deliberados.

A repressão policial violenta e desproporcional contra manifestações já se configura em grave ataque ao direito à liberdade de expressão e de manifestação. Visar com armas menos letais aqueles que buscam documentar os acontecimentos surge como um agravante, uma vez que o objetivo é inibir e, em última instância, impedir que a informação sobre a manifestação venha ao conhecimento do público.

Dessa forma, não é precipitado afirmar que os ataques em questão são uma forma sofisticada de censura.

O quinto protesto contra o aumento das tarifas de transporte público em São Paulo está marcado para esta terça-feira (27). A pergunta que fica é: a Polícia Militar prosseguirá com seu modus operandi marcado pelas intensas violações ao direito à liberdade de expressão ou dará um basta a essa postura?

Icone de voltar ao topo