Organizações parceiras da campanha #CompartilheInformação #CompartilheSaúde trocam experiências em diálogos online

Ao longo do mês de junho, as organizações compartilharam suas experiências e desafios com comunicação popular em meio a pandemia.

As organizações e iniciativas parceiras da campanha #CompartilheInformação #CompartilheSaúde da ARTIGO 19 participaram de uma série de diálogos online ao longo do mês de junho e início de julho. Elas apresentaram seu trabalho antes e durante a pandemia e discutiram soluções e caminhos para uma comunicação que fortaleça direitos.

Em cada uma das edições, cerca de quatro ou cinco organizações com afinidades temáticas ou de atuação compartilharam suas experiências, com a mediação de um(a) convidado(a). O primeiro webinar, realizado no dia Dia Mundial do Meio Ambiente, discutiu articulações territoriais e desafios trazidos pela desinformação. O segundo diálogo abordou interseções com gênero, raça e classe, enfatizando que a epidemia não afeta toda a sociedade da mesma maneira.

Já a terceira edição explorou o potencial de rádios e podcasts para circular informação de qualidade e promovendo a saúde pública; o quarto diálogo focou nas articulações entre juventude, comunicação e educação popular em tempos de pandemia; e a quinta e última conversa, já no mês de julho, enfatizou a diversidade e a necessidade de popularizar saberes na comunicação popular. O conjunto dos diálogos mostrou que diversas redes e estratégias são ativados em diferentes realidades para lidar com os impactos das crises agravadas pela Covid-19. Reforçou ainda a importância da pluralidade de vozes na comunicação.

A campanha #CompartilheInformação #CompartilheSaúde, promovida pela ARTIGO 19, tem o objetivo de fortalecer os direitos humanos à informação e saúde e ampliar informações confiáveis e diversas nesta crise do novo coronavírus. Para isso, a ARTIGO 19 selecionou, por meio de chamada aberta em maio de 2020, 23 organizações ou coletivos de comunicação popular, comunitária, periférica ou independente, para apoiar com R$ 8.000,00 e integrar uma rede de troca de informações. A ação busca apoiar a produção e circulação de conteúdos sobre diferentes aspectos da crise econômica, política, social e de saúde pública neste momento, trazendo novas perspectivas sobre redes de solidariedade, ações de enfrentamento, impactos e caminhos para afirmar direitos e promover a saúde pública.

Todos os webinars estão disponíveis no Youtube da ARTIGO 19, confira na playlist abaixo:

Icone de voltar ao topo