Organizações se unem para alertar sobre ameaças a liberdades fundamentais

Diante do agravamento dos constantes ataques a organizações da sociedade civil, entidades nacionais e internacionais de diferentes setores se uniram para discutir o atual contexto de crise social e apresentar à imprensa uma avaliação sobre as ameaças a liberdades fundamentais no Brasil.

Abong, Anistia Internacional, APIB, ARTIGO 19, Instituto Ethos, Observatório do Clima, Pacto Pela Democracia, Projeto Saúde e Alegria e WWF-Brasil participaram da ação conjunta com jornalistas. As organizações destacaram que os ataques rompem uma barreira alarmante ao avançar da propagação da desinformação, narrativas de ataque e falsas acusações para a prisão arbritária de integrantes de movimentos sociais e organizações. Nesse contexto, as entidades ressaltaram a gravidade da prisão dos quatro membros da Brigada Alter do Chão, na semana passada em Santarém (PA).

Também apontaram que a escalada autoritária coloca em risco não só o importante trabalho de organizações e ativistas que atuam na defesa ambiental e de direitos humanos, como prejudica o exercício de liberdades fundamentais de associação, expressão e manifestação.

Saiba mais:

Organizações se unem para alertar sobre ameaças a liberdades fundamentais da sociedade brasileira (WWF-Brasil)

Veja a repercussão na mídia:

ONGs acusam governo Bolsonaro de escalada autoritária (O Globo)

ONGs se juntam para alertar sobre ameaças no governo Bolsonaro (Congresso em Foco)

ONGs alertam contra ameaças a liberdades fundamentais no Brasil (Terra)

Coordenador de ONG diz que projeto vive ‘um pesadelo’ e se solidariza com brigadistas presos (O Liberal)

Icone de voltar ao topo