ARTIGO 19 participa de Missão Internacional de Observação no Chile para verificar violações aos direitos humanos no contexto dos protestos sociais

6 de novembro de 2019 - Notícias



Uma Missão Internacional de Observação reúne especialistas de diferentes instituições para monitorar violações de direitos humanos no contexto dos crescentes protestos sociais no Chile. A ARTIGO 19 integra a missão, que tem como objetivo conhecer e documentar as graves queixas sobre violações que ocorreram, fornecendo uma descrição objetiva para a comunidade internacional. 

Desde 18 de outubro, o Chile e o mundo testemunham uma onda de manifestações da população, inicialmente em Santiago e depois praticamente em todo o país, para expressar seu cansaço e desconforto diante de múltiplas situações de injustiça, desigualdade e marginalização. A resposta do governo da frente a esta explosão social incluiu o uso de medidas de exceção, como o estado de emergência e toque de recolher, a saída de militares para as ruas e uma forte repressão que já gera um número significativo de mortos e feridos, bem como várias denúncias de abuso policial e violência sexual. 

Recentemente, 138 organizações de direitos humanos latino-americanas, incluindo a ARTIGO 19, se manifestaram conjuntamente, condenando o uso de estados de exceção no contexto de protestos sociais no Chile e no Equador (saiba mais). Nesta semana, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) formalizou ainda uma solicitação ao Estado chileno para realizar  uma visita in loco para observar a situação geral dos direitos humanos no país, atendendo pedidos de diversas organizações, instituições e movimentos de direitos humanos do país.

Nesta semana, os integrantes da missão internacional, por sua vez, estão visitando as cidades de Santiago, Valparaíso e Temuco, ouvindo o testemunho de autoridades, organizações e pessoas. Além de reunir informações sobre a situação, a iniciativa também busca sistematizar elementos que possam contribuir com alternativas para superar a crise democrática que o país está enfrentando na perspectiva dos direitos humanos.

Lista de Observadores internacionais participantes da Missão de Observação:

Enrique Font, Organização Mundial contra a Tortura (OMCT)
Ivi Oliveira, Defensores da Linha de Frente
Centro de Estudos Jurídicos e Sociais Andrés López (CELS, Argentina)
Christina Ayala, Comitê de Direitos Humanos na América Latina (CDHAL, Canadá)
Camila Marques, ARTIGO 19 (Brasil)
Denise Dora, ARTIGO 19 (Brasil)
Miriam Liempe, CTA – Autônoma (Argentina)
Nora Cortiñas, Madres Praça de Maio (Argentina)
Yaizha Campanario, Peru Equity (Peru) – IWGIA

Com informações do Observatorio Ciudadano do Chile. 

Foto: Liss Fernandez 


LINK: https://artigo19.org/?p=16928

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *