ARTIGO 19 participa de Missão Internacional de Observação no Chile para verificar violações aos direitos humanos no contexto dos protestos sociais

Uma Missão Internacional de Observação reúne especialistas de diferentes instituições para monitorar violações de direitos humanos no contexto dos crescentes protestos sociais no Chile. A ARTIGO 19 integra a missão, que tem como objetivo conhecer e documentar as graves queixas sobre violações que ocorreram, fornecendo uma descrição objetiva para a comunidade internacional. 

Desde 18 de outubro, o Chile e o mundo testemunham uma onda de manifestações da população, inicialmente em Santiago e depois praticamente em todo o país, para expressar seu cansaço e desconforto diante de múltiplas situações de injustiça, desigualdade e marginalização. A resposta do governo da frente a esta explosão social incluiu o uso de medidas de exceção, como o estado de emergência e toque de recolher, a saída de militares para as ruas e uma forte repressão que já gera um número significativo de mortos e feridos, bem como várias denúncias de abuso policial e violência sexual. 

Recentemente, 138 organizações de direitos humanos latino-americanas, incluindo a ARTIGO 19, se manifestaram conjuntamente, condenando o uso de estados de exceção no contexto de protestos sociais no Chile e no Equador (saiba mais). Nesta semana, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) formalizou ainda uma solicitação ao Estado chileno para realizar  uma visita in loco para observar a situação geral dos direitos humanos no país, atendendo pedidos de diversas organizações, instituições e movimentos de direitos humanos do país.

Nesta semana, os integrantes da missão internacional, por sua vez, estão visitando as cidades de Santiago, Valparaíso e Temuco, ouvindo o testemunho de autoridades, organizações e pessoas. Além de reunir informações sobre a situação, a iniciativa também busca sistematizar elementos que possam contribuir com alternativas para superar a crise democrática que o país está enfrentando na perspectiva dos direitos humanos.

Lista de Observadores internacionais participantes da Missão de Observação:

Enrique Font, Organização Mundial contra a Tortura (OMCT)
Ivi Oliveira, Defensores da Linha de Frente
Centro de Estudos Jurídicos e Sociais Andrés López (CELS, Argentina)
Christina Ayala, Comitê de Direitos Humanos na América Latina (CDHAL, Canadá)
Camila Marques, ARTIGO 19 (Brasil)
Denise Dora, ARTIGO 19 (Brasil)
Miriam Liempe, CTA – Autônoma (Argentina)
Nora Cortiñas, Madres Praça de Maio (Argentina)
Yaizha Campanario, Peru Equity (Peru) – IWGIA

Com informações do Observatorio Ciudadano do Chile. 

Foto: Liss Fernandez 

Icone de voltar ao topo