Seminário discute inclusão digital para comunidades sem acesso à internet

Seminário Inclusão3

A ANID (Associação Nacional para Inclusão Digital) e a ARTIGO 19 realizam na próxima sexta-feira (26), das 9h às 17h30, o seminário “Desafios e Soluções para a Inclusão Digital de Comunidades Urbanas, Rurais e Povos Tradicionais”. O evento é parte da programação do 9º Encontro Nacional da ANID, que acontece no Centro de Convenções de João Pessoa, em João Pessoa, na Paraíba.

O objetivo do seminário é desenvolver reflexões em torno dos problemas da exclusão digital de populações tradicionais, urbanas e rurais, assim como apresentar as principais instituições nacionais responsáveis pela promoção da inclusão digital. Serão debatidos ainda o ambiente regulatório para a implementação de medidas de inclusão e as soluções práticas para que as populações excluídas do acesso à internet possam se conectar à rede.

Após a cerimônia de início das atividades, que terá a participação da União da Juventude Pankararu e a apresentação do grupo de tambores da Escola Viva Olho do Tempo, Percival Henriques de Souza, presidente da ANID, e Hartmut Glaser, secretário-executivo do CGI.br (Comitê Gestor da Internet), falarão sobre o trabalho de suas organizações.

Na sequência, Laura Tresca, da ARTIGO 19, e Nieremberg J. P. de Lyra Ramos, da ANID, discutirão o contexto jurídico-político da inclusão digital no Brasil, abordando sua história e as perspectivas para o futuro. Já Percival Henrique de Souza discorrerá sobre o funcionamento da internet, apontando as questões de infraestrutura que permitem o estabelecimento da rede.

Logo depois do almoço, o seminário terá mais três atividades. A primeira delas, que será conduzida pela ANID, debaterá as possibilidades do provimento de internet na chamada “última milha”, nome pelo qual é conhecido o ponto que conecta a infraestrutura da internet ao usuário final. Em seguida, Fernanda Rosa, pesquisadora do Center for Brazilian Studies da Universidade de Columbia, e um representante da ANID trarão relatos de experiências que discutirão como o acesso à internet pode gerar o empoderamento de comunidades. Por fim, Laura Tresca apresentará um passo a passo sobre como viabilizar a instalação de um provedor comunitário de internet.

SERVIÇO

Evento: Seminário Desafios e soluções para Inclusão Digital de Comunidades Urbanas, Rurais e Povos Tradicionais
Data: 26/08
Horário: das 9h às 17h30
Local
: Centro de Convenções de João Pessoa
Endereço: PB 008, KM 5 – Pólo Ecoturístico do Cabo Branco, João Pessoa

PROGRAMAÇÃO

9h – Abertura: ANID, ARTIGO 19, União Juventude Pankararu e CGI.br
9h30 – Apresentação Grupo de tambores da Escola Viva Olho do Tempo
10h – Apresentação da ANID
10h30 – Apresentação do CGI.br
11h – Contexto político, legal e regulatório: Laura Tresca (ARTIGO 19) e Nieremberg J. P. de Lyra Ramos (ANID)
11h30 – Como funciona a internet? – Percival Henriques de Souza (ANID)
12h – Almoço
13h – Prova de conceito: as possibilidades da última milha – ANID
15h – Letramento digital e empoderamento de comunidades – relatos de experiência Fernanda Rosa (Center for Brazilian Studies da Universidade Columbia) e representante da ANID
16h – Como viabilizar um provedor em sua comunidade? Preenchimento de template para crowdfuding – Laura Tresca (ARTIGO 19)

Icone de voltar ao topo