Plataforma digital vai mapear casos de censura e autoritarismo na cultura pelo Brasil

Fonte: Jornal O Globo

Qual o tamanho do cerceamento à livre expressão artística no Brasil nos últimos dois anos e meio? Quais as experiências de restrição vividas pelos artistas? Para tentar responder essas questões e mapear denúncias de censura a projetos culturais pelo país foi criado o Movimento Brasileiro Integrado pela Liberdade de Expressão, o Mobile, que lança nesta quinta-feira (12) uma plataforma para receber registros de repressão a iniciativas artísticas. Nos próximos meses serão realizados uma live e cursos sobre o direito à liberdade de expressão.

Até agora, o Mobile contabiliza um total de 129 denúncias: 94 episódios entre 2019 e 2020 e mais 35 no primeiro semestre de 2021. Formado pelas organizações 342 Artes e Artigo 19, em parceria com outras entidades que atuam na defesa da liberdade cultural no Brasil, e com apoio do Instituto Samambaia, o Movimento quer analisar e orientar cada denunciante. Uma ferramenta para coleta e análise técnica e jurídica dos casos foi criada, e é a partir dessas informações que será desenvolvido, com o levantamento dos últimos três anos, o “mapa da censura no Brasil”. Com os perfis dos projetos, a ideia é entender possíveis mecanismos de cerceamento e fazer com que essa base de dados tenha visibilidade no cenário político nacional e internacional. Um dossiê será apresentado à relatoria especial da ONU durante o encontro anual da organização, que acontece de 13 de setembro a 9 de outubro, em Genebra.

Leia na íntegra: https://oglobo.globo.com/cultura/plataforma-digital-vai-mapear-casos-de-censura-autoritarismo-na-cultura-pelo-brasil-25150700

Icone de voltar ao topo