Liberdade de expressão está “em declínio” de acordo com relatório global

Fonte: SOL Portugal

“A liberdade de expressão teve a sua descida mais acentuada desde 2009”: é desta forma que a organização ARTICLE 19 começa por fazer o enquadramento do ranking, no seu site oficial, que avalia o direito anteriormente referido à escala global. De acordo com a organização de direitos humanos britânica, mais de metade da população mundial vive numa crise de liberdade de expressão, ou seja, 3.9 mil milhões de pessoas.

The Global Expression Report “reflete não só os direitos dos jornalistas, dos media e dos ativistas mas também o espaço que existe para todos nós: como individuais e comunidades que pretendem aceder à informação e comunicar livremente” pode ler-se. Sublinhe-se que a ARTICLE 19 tenta perceber igualmente o quão livre cada pessoa é para realizar ações como publicar online, protestar, ensinar e até aceder à informação “para participar na sociedade e responsabilizar quem está no poder”.

Leia na íntegra: https://sol.sapo.pt/artigo/712508/liberdade-de-expressao-esta-em-declinio-de-acordo-com-relatorio-global

Icone de voltar ao topo