Fonte: SOL Portugal
“A liberdade de expressão teve a sua descida mais acentuada desde 2009”: é desta forma que a organização ARTICLE 19 começa por fazer o enquadramento do ranking, no seu site oficial, que avalia o direito anteriormente referido à escala global. De acordo com a organização de direitos humanos britânica, mais de metade da população mundial vive numa crise de liberdade de expressão, ou seja, 3.9 mil milhões de pessoas.
O The Global Expression Report “reflete não só os direitos dos jornalistas, dos media e dos ativistas mas também o espaço que existe para todos nós: como individuais e comunidades que pretendem aceder à informação e comunicar livremente” pode ler-se. Sublinhe-se que a ARTICLE 19 tenta perceber igualmente o quão livre cada pessoa é para realizar ações como publicar online, protestar, ensinar e até aceder à informação “para participar na sociedade e responsabilizar quem está no poder”.
Leia na íntegra: https://sol.sapo.pt/artigo/712508/liberdade-de-expressao-esta-em-declinio-de-acordo-com-relatorio-global