Fonte: CBN
Defesa de medicamentos sem eficácia comprovada, gravidade da pandemia ignorada, e o negacionismo foram alguns dos temas das 1.682 declarações falsas ou enganosas do presidente Jair Bolsonaro em 2020 – uma média de 4 fake news por dia – Os números são do relatório global de expressão feito pela OnG Artigo 19. O levantamento mostra que houve um aumento de 236% nas declarações enganosas em relação ao ano anterior, quando o presidente fez 500 afirmações do tipo.
Essa é uma das razões que fizeram com que o Brasil passasse a ser considerado uma democracia em crise no quesito liberdade de expressão. Denise Dora, diretora executiva da Artigo 19 no Brasil, afirma que o problema vem desde 2015, e piorou na atual gestão:
“O Brasil passa por uma crise política grave já nos últimos cinco anos e esse período de falta de credibilidade nas instituições leva a uma erosão de valores democráticos. O próprio governo federal é ostensivamente contra a liberdade de expressão. Ele produz um ataque regular aos jornalistas, a gente vê um ataque inclusive às próprias empresas e veículos de comunicação. Há um desrespeito a um setor da sociedade brasileira que é o que produz e dissemina informações regularmente.”
Leia na íntegra: https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/348405/levantamento-aponta-que-em-2020-bolsonaro-deu-4-de.htm