Evento virtual debateu a importância da imprensa livre e independente em um Estado Democrático de Direito

Fonte: DEFESA – Agência de Notícias

Os jornalistas Flávia Oliveira e Thiago Firbida foram os convidados do webinário Imprensa e Estado Democrático de Direito, ocorrido na última sexta-feira (5). A piora na hostilidade do ambiente de trabalho de jornalistas em toda a América Latina foi um dos temas discutidos, tendo como base a edição 2021 do Ranking Mundial da Liberdade, elaborado pela Organização Repórteres Sem Fronteira. O evento faz parte de um ciclo de debates sobre liberdade de expressão promovido no âmbito do Projeto Encontros da Cidadania da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC).

Na abertura, o procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena, sustentou que toda sociedade que se pretende democrática deve primar por uma imprensa livre, independente e plural. Afirmou que eventuais excessos e abusos cometidos no exercício da livre manifestação do pensamento, da livre expressão e do livre direito à informação devem ser “coibidos por mecanismo de controle posterior, pois o controle prévio da informação é próprio de regimes autoritários, verdadeira antítese de um Estado Democrático de Direito”.

Leia na íntegra: https://defesa.com.br/evento-virtual-debateu-a-importancia-da-imprensa-livre-e-independente-em-um-estado-democratico-de-direito/

Postado em

Icone de voltar ao topo