Após 21 anos, fotógrafo atingido no olho pela PM tenta reparação no STF

Fonte: UOL Notícias

Pouco mais de 21 anos depois de ser atingido por uma bala de borracha no olho esquerdo na Avenida Paulista, o fotógrafo Alexandro Silveira tenta hoje conseguir reparação na Justiça. O STF (Supremo Tribunal Federal) vai decidir se Silveira, que foi ferido enquanto registrava um protesto de professores em maio de 2000, deverá ou não ser indenizado pelo governo de São Paulo. Mais do que isso, os ministros vão estabelecer uma tese: se o Estado deve ser obrigado a indenizar repórteres fotográficos feridos durante tumultos.

Alex Silveira, como é conhecido profissionalmente, foi ao STF depois de ter o pedido de reparação negado pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo). Na decisão, tomada em 2014, o tribunal considerou que o fotógrafo “colocou-se em situação de risco ou de perigo” ao continuar no local da manifestação, em frente ao Masp (Museu de Arte de São Paulo), mesmo depois que a Polícia Militar começou a lançar bombas de gás lacrimogêneo em direção aos professores. Por isso, segundo o TJ-SP, a culpa seria exclusivamente dele.

Leia na íntegra: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2021/06/09/apos-20-anos-fotografo-atingido-pela-pm-tera-chance-de-reparacao-no-stf.htm

Icone de voltar ao topo