Fórum Mundial de Direitos Humanos acontecerá na próxima semana em Brasília

forum DHEntre os dias 10 e 13 de Dezembro Brasília receberá o Fórum Mundial de Direitos Humanos, uma importante iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR). O Fórum tem o objetivo de debater questões relacionadas aos direitos humanos, refletindo sobre seus principais avanços e desafios no que tange ao respeito às diferenças, à participação social, à redução das desigualdades e ao enfrentamento a todas as violações de direitos humanos. Haverá participação de convidados nacionais e internacionais, autoridades e intelectuais nas conferências e debates. Além disso, acontecerão mais de 400 atividades autogestionadas – permitindo a troca de experiências entre movimentos e organizações sociais- e diversas atividades culturais. A inscrição para as atividades acontecem até o dia 06/12 pelo site. Após essa data as inscrições só poderão ser realizadas no local do evento.

Confira as atividades da Artigo 19 no Fórum Mundial de Direitos Humanos:

Dia 11/12 (10h às 12h) – Oficina: Uso da Lei de Acesso à Informação para garantia dos direitos humanos. Artigo 19 e Ação Educativa oferecem uma oficina sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI) aberta a organizações da sociedade civil de diversas áreas. A oficina trará informações e será baseada em projetos de acesso à informação e monitoramento da LAI desenvolvidos pelas organizações responsáveis pela oficina. A ideia é dividir experiências no uso da lei e promover sua utilização, debatendo como a lei tem servido até agora para a garantia dos direitos humanos e sugerindo práticas que possam auxiliar nos diferentes campos de atuação dos Direitos Humanos. A oficina pretende promover o conhecimento da LAI e seu uso pelas organizações e movimentos sociais na luta pela efetivação dos direitos humanos, compartilhando o conhecimento acumulado pelas organizações responsáveis pela oficina.

Dia 11/12 (12h às 14h) – Exibição do  documentário Principio 10. O documentário pretende, através da história dos moradores da Serra da Cantareira em São Paulo, retratar a importância do direito de acesso à informação, à participação pública e à justiça, tendo como contexto as grandes obras e o seu impacto ambiental no Brasil atual.

Dia 11/12 (16h às 20h)  – Oficina prática de proteção à comunicadores ameaçados de morte. Artigo 19, FITERT,FENAJ e ABRAÇO NACIONAL farão uma oficina prática, com dicas de segurança e autoproteção, voltada para comunicadores ameaçados de morte. Em 2012, foram 7 comunicadores assassinados no exercício do seu labor e em 2013 outros 8 casos estão sendo investigados. A segurança dos comunicadores no Brasil é um problema realmente sério e uma grave violação ao direito humano à liberdade de expressão. Além do enfrentamento dos problemas estruturais e conjunturais, é possível adotar algumas práticas de segurança para minimizar os riscos de vida.

Dia 13/12 (10h às 12h)  – Oficina: Fui processado. O que eu faço? Barão de Itararé e Artigo 19 realizarão uma oficina prática com o objetivo de discutir e orientar os participantes sobre os processos judiciais a que todos estão sujeitos na internet. Tendo em vista o grande número de blogueiros, usuários de internet – entre eles os defensores de direitos humanos – que são processados por terem publicado algo na rede, as instituições organizadoras da oficina lançaram no segundo semestre de 2013 um guia prático de orientação a blogueiros e internautas.

Informações Gerais

Fórum Mundial de Direitos Humanos

Data:10 a 13 de dezembro de 2013.

Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB Endereço: Setor de Clubes Esportivos Sul Trecho 02 Conj. 63, Lote 50 Brasília/DF, 702000-002 +55 61 3223-1268 Mais informações:

http://www.fmdh.sdh.gov.br/index.php

Icone de voltar ao topo