Entre os dias 24 e 26 de setembro, a Rede Nacional de Proteção de Jornalistas e Comunicadores realizou seu 4º encontro presencial. Desta vez, o evento ocorreu em Salvador, Bahia, com a presença de organizações de direitos humanos, coletivos de mídia e outros profissionais independentes que contribuem para o tema no país.
“Nesse ano, conversamos muito sobre o papel das redes sociais e da internet para a comunicação, com uma extensa programação de debate e formação voltada para essa discussão. Foi interessante perceber como, em uma rede diversa e nacional, há uma percepção bastante convergente sobre a necessidade de regular o espaço digital de modo a permitir que a comunicação, em todos os seus formatos, possa usá-lo estrategicamente para disseminar assuntos e informações de interesse público, de forma livre de violência e medo”, conta Maria Tranjan, coordenadora de Proteção e Participação Democrática da ARTIGO 19 Brasil e América do Sul.
A rede é uma iniciativa que une organizações da sociedade civil, pessoas comunicadoras e jornalistas, coletivos de comunicação, movimentos sociais, sindicatos e outras entidades de todo o Brasil em defesa da liberdade de expressão e da segurança de pessoas comunicadoras e jornalistas.
Essa articulação nacional visa combater o avanço dos ataques e ameaças à liberdade de expressão, encaminhando denúncias e realizando acompanhamento dos casos recebidos e oferecendo formações e estratégias para garantir a segurança de pessoas comunicadoras e jornalistas, fundamentais para o funcionamento democrático da sociedade.
Como funciona
A Rede promove uma articulação contínua entre organizações, coletivos e indivíduos comprometidos com a defesa da liberdade de expressão, fortalecendo uma rede de apoio mútuo em todo o país.
Promovemos atividades formativas sobre diversos temas relacionados à defesa da liberdade de expressão como segurança digital, estratégias de autoproteção, orientações para cobertura jornalística e captação de recursos.
Para combater a subnotificação, a Rede disponibiliza uma ferramenta digital segura para receber denúncias de ameaças e ataques a pessoas comunicadoras e jornalistas.