Liberdade de expressão e proteção no audiovisual

A ARTIGO 19 Brasil e América do Sul esteve no Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, no Bom Retiro, em São Paulo/SP, a convite de Sanara Santos, jornalista e ex-aluna do Instituto, para falar sobre liberdade de expressão e proteção de comunicadores e defensores dos direitos humanos com estudantes da 21ª turma. 

Caê Vatiero, assessor do programa de Proteção e Participação Democrática (PPD), foi responsável por conduzir as aulas, provocando as pessoas presentes sobre o que é a liberdade de expressão e a proteção e como ambos os conceitos se enquadram na produção audiovisual. 

“Além da apresentação da liberdade de expressão enquanto um direito humano, fundamental para o exercício da comunicação, abordamos aspectos importantes de segurança de maneiras práticas, relacionando o autocuidado e o cuidado coletivo com o dia a dia do trabalho no audiovisual e no ambiente digital”, explica Caê. 

Também foram abordados temas como ataques recentes a liberdade artística, como nos casos do Teatro de Contêiner, MC Poze e Oruam, e campanhas transmidiáticas como a “Corredor em Perigo”, da Alma Preta, nas quais podem ser avaliados elementos tanto de proteção quanto de liberdade de expressão. 

A aluna do núcleo de áudio, Alana Taylane, de 19 anos, comentou que “é muito importante o [Instituto] Criar trazer esse tipo de informação para a gente. Todas as pessoas aqui têm alguma situação de vulnerabilidade e pensar na nossa segurança e na nossa liberdade de expressão é completamente necessário”. 

Fundado em 2003, o Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias tem como missão promover o desenvolvimento profissional, sociocultural e pessoal de jovens por meio do audiovisual. Mais de 2.900 jovens já vivenciaram o Programa de Formação e Inserção, multiplicando os resultados na sociedade com seus projetos e narrativas autorais. 

Icone de voltar ao topo