Entre os dias 10 e 13 de julho, representantes da ARTIGO 19 Brasil e América do Sul estiveram presentes no 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). O evento aconteceu na FAAP, em São Paulo/SP, e está registrado através da cobertura colaborativa da Redação Laboratório da OBORÉ.
A primeira participação aconteceu na quinta-feira (10) com o painel “Desafios e propósitos do jornalismo na cobertura eleitoral em contextos autoritários na América Latina”, onde discutimos os desafios enfrentados por jornalistas, comunicadores e defensores de direitos humanos na Venezuela durante as eleições presidenciais de 2024.
Estiveram presentes Melissa Cabrera Bossa (Gerente de Projetos da ARTIGO 19 Brasil e América do Sul), Pablo Díaz Espí (Diretor do Diário de Cuba) e Ricardo Rosales (Advogado venezuelano especializado em direitos humanos), com mediação de Mayara Paixão (repórter da Folha de S. Paulo).
Leia aqui a matéria do painel.
A segunda atividade foi a participação no painel “Os ataques às políticas de diversidade impactam nas contratações das redações?”, onde discutimos as políticas de DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão), que vivem um momento de retração e ataque.
Participaram Caê Vatiero (Diretor institucional da Transmídia e Assessor de Proteção e Participação Democrática da ARTIGO 19 Brasil e América do Sul), Flavia Lima (Secretária-assistente de Redação da Folha de S. Paulo), Ligia Guimarães (Jornalista no Valor Econômico) e com mediação de Rafael F. Carpi (Editor no JornalistaInclusivo.com).
Leia aqui a matéria do painel.
Ainda na quinta-feira (10), a terceira participação se deu no painel “No front da informação: estratégias para combater a violência contra a imprensa”, onde nos reunimos com profissionais da imprensa e especialistas para discutir as tendências do ano, os desafios enfrentados por jornalistas em diferentes partes do Brasil e estratégias essenciais para proteção digital e física no exercício da profissão.
Participaram Dandara Rudsan (Assessora no Centro de Referência Legal da ARTIGO 19 Brasil e América do Sul), Rafaela Sinderski (Jornalista de dados, pesquisadora na Abraji e secretaria do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas) e Samira de Castro Cunha (Presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), com mediação de Angelina Nunes (Jornalista Freelancer).
Leia aqui a matéria do painel.
Por fim, no sábado (12), realizamos o painel “Liberdade de imprensa e o Judiciário: quem estabelece os limites?”, onde examinamos os efeitos do uso abusivo do sistema judicial sobre o jornalismo e discutimos caminhos para enfrentá-lo.
Com mediação de André Boselli (Coordenador de Ecossistemas de Tecnologias de Informação e Comunicação da ARTIGO 19 Brasil e América do Sul), participaram Rosane de Oliveira (Colunista do jornal Zero Hora e âncora do programa Gaúcha Atualidade), Tábata Viapiana (Jornalista e comunicadora) e Raquel da Cruz Lima (Coordenadora do Centro de Referência Legal da ARTIGO 19 Brasil e América do Sul).
Leia aqui a matéria do painel.