A ARTIGO 19 Brasil e América do Sul selecionou 15 propostas de coletivos, grupos e veículos de comunicação popular, comunitários e independentes inscritos para a Campanha #CompartilheInformação #CompartilheJustiçaClimática.
Em sua sexta edição, a campanha tem como objetivo fortalecer a atuação de profissionais da região Amazônica e dos estados que compõem o MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), assim como na produção de conteúdos confiáveis sobre emergência e justiça climática, direitos socioambientais e a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-30).
Para a etapa de seleção, um comitê da ARTIGO 19 avaliou as propostas enviadas com base nos critérios dispostos no edital. Sendo eles: i) aplicação realizada por representante de coletivo, organização ou veículo de comunicação popular; ii) territorial; iii) relevância temática, considerando as demandas relacionadas à participação social de grupos locais e as perspectivas de seu público-alvo; iv) diversificação de formatos; v) propostas que contemplam perspectivas de gênero, raça, etnia e classe.
Conheça a seguir os coletivos, veículo e organizações selecionados:
- Associação Cultural Na Cuia (PA)
- ÁudioZap Povos da Terra (MT)
- Centro Popular de Comunicação e Audiovisual – CPA (AM)
- COAR Notícias (PI)
- Coletivo REMO (RO)
- Muluca (RO)
- Observatório do Marajó (PA)
- Plataforma Ocorre Diário (PI)
- Povos e Comunidades Tradicionais (MA)
- Rádio e TV Quilombo (MA)
- Rede Wayuri de Comunicação Indígena do Rio Negro (AM)
- Site Coreto (BA)
- TRÓPICOZ (AM)
- UNIDOS POR UM MUNDO MELHOR (TO)
- Webrádio Xibé (AM)
Os selecionados receberão uma bolsa de R$3.000,00 (três mil reais) cada, além da participação em um ciclo formativo coletivo. Na próxima semana, a equipe da ARTIGO 19 entrará em contato para o encaminhamento dos próximos passos.