ARTIGO 19 lança publicação “Como cobrir criticamente a urna eletrônica sem alimentar teorias da conspiração”

Clique na imagem para baixar a publicação.

A ARTIGO 19 lança a publicação “Como cobrir criticamente a urna eletrônica sem alimentar teorias da conspiração“, que traz em dez capítulos um panorama e uma contextualização das diferentes tecnologias de votação utilizadas no mundo. O conteúdo também apresenta reflexões para contribuir com um debate mais aprofundado sobre o tema, principalmente a partir do trabalho da imprensa. 

Para desenvolver o material, a ARTIGO 19 se baseou em estudos e atividades realizados pela organização sobre sistemas eletrônicos de votação, visando à promoção de um debate público qualificado e sem tabus e ao enfrentamento a campanhas de desinformação que atacam a integridade eleitoral brasileira. Além disso, o material considera questionamentos, apontamentos e contribuições pertinentes para o aperfeiçoamento dos processos eleitorais. 

A publicação faz parte de uma sequência de materiais e ações que lidam com a falta de confiança pública em processos eleitorais e, em última instância, na própria democracia. Para a ARTIGO 19, dificilmente essa confiança será resgatada sem que as críticas, discussões e contribuições sobre a tecnologia da urna eletrônica sejam consideradas. Apenas “dobrando a aposta” na democracia é que a situação pode começar a mudar, com o enfrentamento direto dos principais pontos que têm gerado ceticismo e desconfiança.  

Em várias partes do mundo, a democracia tem sido ameaçada, quase sempre com o mesmo roteiro: líderes populistas se aproveitam de uma onda inicial de descontentamento e oferecem soluções mágicas e fáceis. Uma vez eleitos, tentam subverter o próprio método que os alçou ao poder, como se chutassem a escada pela qual subiram, para que só eles possam permanecer no topo. Atacar a confiança nas eleições ou controlar órgãos eleitorais são algumas das estratégias utilizadas por esses líderes, a exemplo do que ocorreu nos Estados Unidos, Brasil e, mais recentemente, Venezuela. 

A ARTIGO 19 está acompanhando a evolução do debate e de estudos sobre tecnologias de votação, democracia e eleições. Para acompanhar os nossos materiais, acesse aqui. 

Icone de voltar ao topo