ARTIGO 19 lança podcast Ruas e Redes: no episódio 1, os efeitos de Junho de 2013 na política nacional nos últimos 10 anos

“Eu estava no Centro do Rio, morava no quarto andar de um prédio praticamente esquina com a Presidente Vargas. Lembro que o Facebook estava muito em alta, e que soube lá que teria uma manifestação bem ali na esquina de casa. Fomos para a Candelária, que era o ponto de concentração, marcado no Facebook. Tinha muita gente, e só aumentava. Lembro que vi todo tipo de bandeira erguida, com tudo que era pauta e reivindicação, e lembro de algumas de partidos políticos. Lembro também de pessoas gritando ‘sem bandeira, sem partido’, e ter ficado refletindo sobre isso”. Esse é o relato da baterista Julie Sousa, cofundadora da Áudia Produtora, sobre suas primeiras lembranças das jornadas de protestos que marcaram o ano de 2013 e vêm se desdobrando pela política nacional nos últimos anos.

“Mais protestos foram marcados, e participei de alguns deles. Lembro de um específico, em que a PM lançou bombas de gás lacrimogêneo de cima do helicóptero. Uma delas caiu no parapeito do meu apê, e nem sei explicar a sensação angustiante e o medo que senti do helicóptero jogando bombas lá de cima”, conta Sousa, que é responsável por produzir, dirigir e editar o podcast Ruas e Redes.

Com produção da Áudia Produtora, a ARTIGO 19 lança o podcast em formato de audiodocumentário em quatro capítulos. No primeiro episódio, divulgado hoje, você vai encontrar depoimentos e análises de casos que contextualizam os principais eventos e protestos que marcaram a política nacional na história recente após Junho de 2013. Buscamos compreender como o Estado brasileiro sofisticou seus mecanismos de repressão e contenção às mobilizações sociais, e quais impactos foram causados na forma de se organizar e encaminhar demandas – nas ruas e nas redes.

Nos demais episódios, publicados quinzenalmente, trataremos dos desdobramentos de junho de 2013 para o exercício do direito de protesto, dos atos antidemocráticos que tiveram seu ápice em 08 de janeiro de 2023, e de qual sua relação com o direito de protesto e à liberdade de expressão. Também, relembraremos outros protestos nacionais que entraram para a história do País e fizeram nossas vozes serem ouvidas, com atos que lutavam pela vida digna e pela garantia de direitos. Por fim, retomaremos quais foram as conquistas que as Jornadas de 2013 trouxeram para nossa sociedade, além de analisar os desafios que ainda enfrentamos, e quais consequências poderemos ter no futuro.

A pesquisa e o roteiro são da Thata Finotto e da equipe da ARTIGO 19. A locução foi feita por Nelí. Julie Sousa produziu, dirigiu e, em parceria com Bergs, editou nosso podcast. As artes dos episódios nas plataformas de streaming são de Mari Figueiredo. Clique aqui para acessar: https://spoti.fi/3Qfx0ne. Os episódios estarão disponíveis nas principais plataformas.

O Ruas e Redes integra a campanha #livreparaprotestar #freetoprotest, uma mobilização internacional de nossos escritórios que busca discutir a importância da efetivação do direito de protesto e alertar sobre as restrições que vêm avançando no mundo em relação às manifestações.

Icone de voltar ao topo