ARTIGO 19 lamenta a morte de José Gregori e celebra seu legado de tradição dos direitos humanos

A ARTIGO 19 Brasil e América do Sul lamenta a morte e celebra a vida de José Gregori, o primeiro secretário nacional de direitos humanos do Brasil. Participante ativo das lutas pela democracia, cidadania e pelo Estado Democrático de Direito, Gregori era fundador e integrante da Comissão Arns e membro da Academia Paulista de Letras.

No início dos anos 90, Gregori ajudou a despertar a agenda de direitos humanos no Brasil após a Conferência Internacional de Direitos Humanos em Viena, ajudando a elaborar o 1º Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH 1) e fomentando a construção da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados e o Fórum de Entidades Nacionais de Direitos Humanos.

Foi ministro da Justiça e seu legado contribuiu para a sedimentação da tradição dos direitos humanos no Brasil, o fortalecimento da sociedade civil e os mecanismos e instituições de defesa existentes hoje. Sabemos que precisamos caminhar ainda muito, mas Gregori ajudou a construir bases importantes para a defesa de direitos e o respeito à pessoa humana.

(Crédito da imagem: Ricardo Alexino Ferreira/USP)

Icone de voltar ao topo