IFEX manifesta solidariedade com a ARTIGO 19 México diante das ameaças do presidente López Obrador

A IFEX e a IFEX-ALC se solidarizam com a ARTIGO 19 México e América Central após uma escalada de ameaças do presidente mexicano contra a organização.

Por mais de uma década, e independentemente do governo no poder, a ARTIGO 19 México e América Central tem documentado a violência contra jornalistas no México, um dos países mais perigosos do mundo para se trabalhar como jornalista. A organização oferece apoio às vítimas de ataques, promove mecanismos para garantir condições de trabalho mais seguras para a mídia e defende uma maior transparência do governo.

Por causa de seu trabalho, a organização tem sido alvo de ameaças e ataques de vários atores e, nos últimos anos, do próprio presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador.

Em 3 de maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, em sua conferência matinal, o presidente intensificou seu ataque à sociedade civil, tendo como alvo a ARTIGO 19 México e América Central, que ele mencionou nominalmente. E anunciou que havia apelado ao presidente dos EUA, Joe Biden, para que interviesse e à Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional para que interrompesse o financiamento de organizações da sociedade civil que criticam o governo.

Essa última ameaça é mais um exemplo dos esforços de seu governo para restringir a liberdade de expressão e enfraquecer a sociedade civil, bem como para silenciar as vozes críticas.

“Toda a rede IFEX, incluindo a aliança regional IFEX-ALC, se solidariza com nossos colegas da ARTIGO 19”, disse a diretora executiva da IFEX, Rachael Kay, e o presidente do Comitê de Coordenação da IFEX-ALC, Alejandro Delgado. “Essas ameaças não podem ser toleradas. O trabalho que organizações como essa fazem deve ser protegido e valorizado, pois é realmente essencial para o bom funcionamento da democracia.”

A IFEX e a IFEX-ALC conclamam o Presidente do México a interromper a estigmatização contra a ARTIGO 19 México e América Central e contra todas as organizações da sociedade civil e a respeitar o trabalho que realizam em defesa dos direitos humanos.

Além disso, pedimos às autoridades mexicanas que investiguem as ameaças relatadas de maneira completa e transparente.

—————————————————

A IFEX é um nexo para a experiência em liberdade de expressão fornecida por 119 organizações membros da rede, abrangendo 70 países e comprometidas com a colaboração e a defesa transformadora. A IFEX-ALC faz parte da rede global da IFEX e é composta por 24 organizações de 14 países da América Latina e do Caribe dedicadas à defesa da liberdade de expressão e da liberdade de imprensa.

Confira o texto original aqui: https://ifex.org/es/solidaridad-con-article-19-mexico-y-centroamerica-ante-amenazas-del-presidente-lopez-obrador/

Postado em

Icone de voltar ao topo