Programa de Direitos Digitais recebe inscrições para vaga de assessor/a até 19/03

A ARTIGO 19 está abrindo processo de seleção para assessoria na área de Direitos Digitais.

Somos uma organização não-governamental de direitos humanos nascida em 1987, em Londres, com a missão de defender e promover o direito à liberdade de expressão e de acesso à informação em todo o mundo. Seu nome tem origem no 19º artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU.

Com escritórios em nove países, a ARTIGO 19 começou a atuar no Brasil em 2007 e, desde então, tem se destacado por impulsionar diferentes pautas relacionadas à liberdade de expressão e informação. Atualmente, a organização atua nas áreas de acesso à informação, direitos digitais, proteção e participação democrática, gênero, raça e diversidades.

 

Direitos Digitais

A área de Direitos Digitais é responsável por monitorar questões relacionadas à intersecção entre liberdade de expressão e acesso à informação e Tecnologias da Informação de Comunicação. Nesse contexto, tem seus focos de trabalho em temas como regulação de plataformas, vigilantismo, desinformação, tecnologias e processos políticos democráticos e infraestruturas digitais.

 

Responsabilidades 

  • Apoiar na realização e desenvolvimento dos projetos, ações e atividades da área.
  • Acompanhar e informar sobre atualizações de processos legais e tramitação de projetos de lei no Senado e no Congresso no âmbito dos temas trabalhados, segundo demanda do programa;
  • Apoiar na redação de artigos de opinião, notas para o site, cartas, releases e notas públicas sobre os temas de trabalho e em relação aos acontecimentos que afetam e/ou estão relacionados aos temas de trabalho.
  • Apoiar na tradução, interpretação e adaptação de documentação básica em inglês e espanhol trabalhadas no âmbito do programa quando requisitado.
  • Realizar atividades de pesquisa e escrita para publicações, relatórios, pedidos de informação, comunicação, divulgação e demais produtos do Programa.
  • Apoiar o planejamento, a organização e a execução reuniões, eventos, oficinas e ações de mobilização de parceiros e atores diversos no âmbito do Programa.
  • Apoiar a articulação com parceiros nacionais e internacionais, como ONGs e organismos internacionais, comunicando-se por meio de mensagens, participando de reuniões e realizando contatos quando orientado pela coordenação da área.
  • Contatar parceiros e órgãos do poder público para apurar ou obter informações, bem como auxiliar em ações de advocacy.
  • Manter-se atualizado/a em conteúdos relacionados ao tema, por meio da leitura de artigos, notícias, mídias especializadas e outros documentos, incluindo materiais de formação e publicados pela ARTIGO 19.
  • Enviar materiais para parceiros, interlocutores diversos, entidades, representantes políticos, órgãos governamentais, dentre outros.
  • Apoiar a gestão de projetos, realizando atividades de apoio administrativo e financeiro designadas pela coordenação.
  • Apoiar na elaboração de relatórios de atividades e demais demandas de monitoramento e avaliação institucionais da área.

Requisitos

  • Graduação completa em qualquer área do conhecimento, mestrado e doutorado são desejáveis.
  • Conhecimento e experiência em temas relacionados a direitos humanos, liberdade de expressão, tecnologias e processos democráticos (o conhecimento e a experiência prática ou teórica com direitos digitais, tecnologias digitais e informática será considerado um requisito).
  • Capacidade de organização, sistematização e análise de material relacionado ao trabalho.
  • Facilidade de trabalhar simultaneamente com diferentes temas relacionados aos direitos digitais, e de se comunicar com pessoas e grupos de diferentes características econômicas e sócio-culturais.
  • Conhecimento oral e de escrita em português e inglês. Leitura e compreensão básica de espanhol é desejável.
  • Domínio de ferramentas de informática para a área de atuação. Conhecimento em sistemas informáticos, redes digitais e software livre são desejáveis.
  • Identificação com a defesa e com a promoção da liberdade de expressão e da liberdade de informação.
  • Respeito à diversidade e pluralidade de ideias, pessoas e ambientes.

Condições

Salário compatível com a função e pacote de benefícios que inclui VA, VR, seguro de vida e plano de saúde, através de contratação CLT. A vaga é para contratação imediata por prazo determinado de 12 meses.

Interessados/as devem enviar e-mail com currículo e carta de apresentação de no máximo 2 páginas contendo informações sobre as atividades profissionais, de atuação na área de direitos humanos e demais informações complementares para vagas@artigo19.org sob o título “Assessoria Direitos Digitais – [NOME COMPLETO]” até o dia 19/03/2023.

O escritório da ARTIGO 19 fica situado em São Paulo. O trabalho pode ser realizado de forma híbrida, sendo necessária a presença periódica no escritório para reuniões, encontros e cumprimento de tarefas, conforme demanda da área e da organização.

A ARTIGO 19 está comprometida em alcançar a diversidade no ambiente de trabalho, por isso atuamos com ações afirmativas em processos seletivos, incentivando a candidatura de pessoas negras, LGBTIQIA+, indígenas, mulheres, pessoas com deficiência, pessoas vivendo com HIV e outros grupos que enfrentam discriminações estruturais no Brasil. Por favor, indique em sua candidatura informações que considere importantes nesse sentido.

Icone de voltar ao topo