ARTIGO 19 E UNESCO apoiam tema do desfile da Beija-Flor na Marquês de Sapucaí (RJ)

Samba-enredo retrata protagonismo popular

e celebra liberdade de expressão

 

O carnaval é uma mistura de alegria e fantasia, mas também guarda sua dimensão política e pedagógica: um palco grandioso a céu aberto em que também se disputam reflexões sociais. Com esse espírito, a Beija-Flor de Nilópolis traz para a Sapucaí um samba-enredo que propõe a reelaboração da identidade brasileira e da narrativa sobre a independência do Brasil, sob a perspectiva popular. A ARTIGO 19, organização que atua em defesa da liberdade de expressão e acesso à informação, e da UNESCO, celebram e apoiam o tema escolhido pela escola, cujo desfile será realizado na noite de segunda-feira, 20 de fevereiro.

O samba-enredo “Brava Gente! O grito dos excluídos no bicentenário da Independência” aborda o aniversário de 200 anos da independência do Brasil – não a oficialmente contada nos livros de História (concedida por Portugal em 07 de setembro de 1822), mas a conquistada por grupos populares na Bahia em 02 de julho de 1823, quando os últimos portugueses foram expulsos do Brasil.

Uma diversidade de movimentos populares e organizações, inclusive a ARTIGO 19 e UNESCO, estarão presentes no desfile da Beija-Flor, estampando suas lutas em prol de equidade racial e de gênero, combate à pobreza, lutas por moradia digna, justiça social e direitos socioambientais e representando a importância das manifestações como forma de demandar mudanças significativas na sociedade, assegurar direitos ou ainda evitar retrocessos. O direito ao protesto é um dos pilares do direito à liberdade de expressão, garantida pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.

“Será incrível celebrar as nossas lutas e vitórias em meio a um momento histórico que tanto significa – de reconstrução democrática e de passagem pelo pior momento da crise sanitária. Nos sentimos honradas por estar junto a Beija-Flor celebrando a vitalidade das resistências e lutas populares, trazendo para a avenida a importância da liberdade de expressão para a garantia dos direitos humanos”, avalia a diretora executiva da ARTIGO 19 Brasil e América do Sul, Denise Dora.

“A informação é um bem público fundamental para a democracia, para o desenvolvimento e para o diálogo. A UNESCO, como agência das Nações Unidas designada para promover a liberdade de expressão e, consequentemente, a liberdade de imprensa e de informação, defende iniciativas que promovam essa conscientização e destaquem a importância da proteção do fluxo responsável de dados, sempre transparentes e verificados, tanto no mundo online como no offline. Portanto, é com muita alegria que nós celebramos a escolha deste tema tão oportuno para, juntos, celebrarmos a diversidade e a liberdade de expressão como valores essenciais para a democracia, a paz e para a igualdade de direitos”, afirma Marlova Noleto, diretora e representante da UNESCO no Brasil.

A ARTIGO 19 e a UNESCO articularam representantes de organizações sociais do campo dos direitos humanos, liberdade de expressão e direito de protesto para participarem do desfile. Elas estarão representando a diversidade e pluralidade da sociedade civil organizada na Sapucaí, ao lado de diversos outros movimentos sociais. Além do período do carnaval, o objeto da parceria é desenvolver debates sobre estes temas, conectando pautas importantes da sociedade civil atuante neste campo e assuntos trazidos pelo samba-enredo da escola.

 

(Crédito da imagem: Divulgação)

 

Icone de voltar ao topo