Campanha #LivreParaProtestar ganha uma nova edição com foco em combater a repressão e a estigmatização de manifestantes

Ao longo do tempo e da história, em todos os países e em todas as sociedades, os movimentos de protesto têm sido centrais para a realização da mudança. Desde o #MeToo ao movimento Occupy, do BLM à Primavera Árabe, quando as pessoas se unem para exigir justiça, o poder de nossas vozes pode mudar as mentes e os corações de milhões de pessoas.

No entanto, em vez de ouvir nossas vozes, muitos governos estão atacando as pessoas que marcham, tentando silenciar essas vozes e nos impedir de nos unirmos. Leis frágeis são muitas vezes mal utilizadas para reprimir protestos. De forma alarmante, as autoridades e a mídia começaram a demonizar as pessoas que marcham, em uma tentativa de  estigmatizar o próprio ato de protesto. E pior: essa repressão está se tornando mais violenta, com a brutalidade policial e as prisões de manifestantes em ascensão. 

Essas tendências afetam negativamente todos aqueles que protestam. Elas afetam especialmente grupos que são ignorados ou silenciados na sociedade, como as mulheres; os povos indígenas; as pessoas LGBTQIAPN+; e minorias raciais, étnicas ou religiosas. Para esses grupos, às vezes, a ação coletiva é a única maneira de se fazerem ouvir.

Estamos em campanha para garantir que todas as pessoas – especialmente aquelas que enfrentam discriminação – se sintam capacitadas para fazer valer seu direito de protestar. Nos próximos quatro anos, a ARTIGO 19 Internacional convocará a polícia, a mídia e os formuladores de políticas públicas para acabar com a brutalidade policial em protestos, humanizar os manifestantes e reformar as leis para tornar o protesto mais seguro para todos.

E o escritório da organização para o Brasil e a América do Sul estará empenhado em divulgar as ações da campanha, bem como colaborar com a produção e a circulação de conhecimento e informações sobre o direito de protesto na região.

Entre os dias 16/11 e 10/12 deste ano, acompanhe nossas redes sociais para ter acesso ao conteúdo da campanha #LivreParaProtestar. Compartilhe os materiais e ajude a divulgar nossas atividades em defesa da liberdade de expressão!

Com informações adaptadas do escritório internacional: article19.org.

Icone de voltar ao topo