ARTIGO 19 e outras organizações brasileiras denunciam ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral na União Europeia e na ONU

Entidades pedem que países se comprometam a reconhecer o resultado das eleições de 2022 no Brasil (Foto Divulgação)

Representantes de organizações da sociedade civil brasileira vão à Europa para denunciar o aumento da violência política no Brasil durante o período eleitoral, bem como os ataques do presidente Jair Bolsonaro à integridade do sistema eleitoral. Fruto do trabalho de articulação internacional das entidades (ver lista abaixo), que se intensificou com o contexto eleitoral brasileiro, a agenda com União Europeia e ONU ocorre entre os dias 05 e 23/09. Os participantes brasileiros denunciarão, em palcos de ampla repercussão internacional, episódios de violência política e ataques do atual presidente ao sistema eleitoral.

Em encontros com membros do Alto Comissariado da União Europeia hoje, 08/09, e na 51ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), em 13/09,  os brasileiros também vão pedir que a comunidade internacional reconheça os resultados das eleições.

A delegação na Europa tem o objetivo de aumentar a rede de apoio internacional aos resultados do pleito de outubro e à confiabilidade do processo eleitoral. O grupo também vai expor os riscos ao Estado Democrático de Direito promovidos por Bolsonaro e parte de seus apoiadores, além do avanço do cerceamento de liberdades civis e democráticas. Ressaltarão, ainda, que não há democracia com racismo em um país com 56% de população negra. 

Confira as organizações participantes da delegação:
Abong – Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais
ABGLT – Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos
Ação Educativa
ANTRA – Associação Nacional de Travestis e Transexuais
ARTIGO 19
CAF – Common Action Forum
CEERT – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades
Comissão Arns
Conectas Direitos Humanos
MTST – Movimento dos Trabalhadores Sem Teto
Plataforma Cipó
WBO – Washington Brazil Office

Icone de voltar ao topo