Nota de solidariedade a vice-presidente da Argentina Cristina Kirchner

A ARTIGO 19 manifesta sua solidariedade a vice-presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, que sofreu tentativa de assassinato na noite desta quinta-feira (1) no centro de Buenos Aires. Em várias partes do mundo, temos visto a escalada do ódio, incentivados por grupos políticos contrários à democracia e ao debate de ideias. Precisamos ficar atentos à violência política que conta com precedentes recentes no Brasil, como nos casos de Marielle Franco, Carol Dartora, Benny Briolly e Érika Hilton, e condenar todas as ameaças e formas de intimidação à participação de mulheres em espaços públicos.

Para uma democracia fortalecida, com liberdade de expressão, é necessário o diálogo e amplo debate de ideias, e não o uso de armas e violência. Assistimos com preocupação o aumento de casos de violência política e de discursos de ódio e consequente cerceamento da liberdade de expressão e de convicção política no período pré-eleitoral brasileiro.

Urgimos para que as autoridades atuem incisivamente na investigação da motivação do atentado e que seja assegurado o direito à vida, a liberdade de expressão e o fortalecimento da democracia sulamericana.

(Foto: Reprodução Instagram)

Postado em

Icone de voltar ao topo