Manifestamos repúdio ao assassinato de Marcelo Arruda e à intensificação da violência política no período pré-eleitoral

A ARTIGO 19 manifesta repúdio ao aumento vertiginoso de casos de violência política no Brasil, que teve como última vítima o guarda municipal e tesoureiro do Partido dos Trabalhadores, Marcelo Aloizio de Arruda – morto em sua própria festa de aniversário na madrugada deste domingo (10), em Foz do Iguaçu (PR), pelo policial bolsonarista Jorge José da Rocha Guaranho.

O que teria motivado o assassinato foi a intolerância política de Guaranho, que invadiu a festa (com temática do Partido dos Trabalhadores e do ex-presidente Lula) e disparou tiros fatais contra Marcelo Arruda.

O crime acontece na mesma semana que uma bomba caseira com fezes foi lançada contra o público presente em ato político, que contou com a participação de Lula, na noite de quinta-feira (07/07) na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro e de ataque no dia anterior à redação da Folha de S. Paulo no centro de São Paulo.

Assistimos com preocupação o aumento de casos de violência política e de discursos de ódio e consequente cerceamento da liberdade de expressão e de convicção política no período pré eleitoral. Urgimos para que as as autoridades atuem incisivamente para que seja assegurado o direito à liberdade de voto, do direito à vida e da resistência da democracia brasileira.

 

(Crédito imagem: Reprodução/Twitter)

Postado em

Icone de voltar ao topo