Campanha fortalece coletivos de comunicação popular no Brasil

ARTIGO19 e Perifa Connection lançam a Campanha #CompartilheInformação #CompartilheDemocracia com foco em informação de qualidade e confiável no período eleitoral

Celebrando o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, em 07 de junho, a ARTIGO 19 e a Perifa Connection lançam a Campanha #CompartilheInformação #CompartilheDemocracia com o objetivo de fortalecer coletivos e grupos de comunicação popular e independente, nas diversas regiões do País, para a propagação de conteúdos informativos confiáveis com foco nas eleições de 2022. “Hoje, no Brasil, há milhares de iniciativas formadas por coletivos em periferias, zonas rurais, terras indígenas e territórios quilombolas que cumprem o papel de comunicar às suas comunidades tudo o que está acontecendo aqui e no mundo”, destaca Denise Dora, diretora executiva da ARTIGO 19. 

A campanha atual tem como base uma anterior, a #CompartilheInformação #CompartilheSaúde, lançada no contexto da pandemia de COVID-19 em 2020 e 2021, na qual a comunicação popular realizada a partir dos territórios serviu como ferramenta de enfrentamento do cenário de crise sanitária, política, econômica e social. “Em um momento em que o governo federal se omitiu, essas iniciativas de jornalismo comunitário foram fundamentais para o combate à disseminação do coronavírus, no enfrentamento à Covid-19 e para salvar milhares de vidas”, explica a diretora executiva.

Os grupos receberão suporte de conteúdo, por meio de oficinas e produção de materiais sobre os temas eleitorais, além de formações sobre Espaço Cívico, Direitos Digitais, Proteção e Segurança, Acesso à Informação, entre outros temas. Dora faz um convite: “Queremos celebrar o poder da comunicação popular como mais uma forma de reforçar essas iniciativas generosas e corajosas, que ajudam o povo brasileiro a tomar decisões em relação ao seu futuro, ao futuro do País e da democracia no mundo. Junte-se a nós, compartilhando democracia e informações e apoiando essas iniciativas da sua região”.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO – Além da campanha #CompartilheInformação #CompartilheDemocracia, a ARTIGO 19 realiza outras iniciativas que celebram o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. Nesta semana, em parceria com o jornal Folha de São Paulo, a organização lançou o projeto Liberdade de Expressão, que irá difundir conhecimento sobre o tema e apresentar seus principais desafios contemporâneos.

A editoria de Política do jornal publicará matérias abordando discurso de ódio, racismo, direitos humanos, eleições, entre outros assuntos. “A ARTIGO 19 entende a necessidade de ações em vários âmbitos da comunicação, como os da grande imprensa, da popular e das regionais, para travar um amplo debate público. E isso se torna ainda mais relevante nesse contexto de pandemia e de eleições, quando percebemos uma tendência de risco de cerceamento das liberdades de expressão, de comunicação e de imprensa”, destaca Dora.

Para a diretora executiva, essas iniciativas também ajudam a combater as crescentes violações contra comunicadoras e comunicadores. “É nossa responsabilidade ética e nosso dever cívico estar ao lado de profissionais da comunicação, que estão sofrendo dura perseguição em função do seu trabalho de levar informação à sociedade”, pontua.

Postado em

Icone de voltar ao topo