ARTIGO 19 na RightsCon 2022: participação e governança na internet é tema de oficina

“Aprender com o engajamento de organizações de Direitos Humanos e movimentos sociais na governança da internet” (Learning from the engagement of Human Rights organizations and social movements in the Internet governance) é o título da oficina que a equipe da Área de Direitos Digitais da ARTIGO 19 Brasil e América do Sul facilitará no RightsCon 2022. A 11ª edição do evento acontecerá virtualmente entre os dias 06 e 10/06. Para participar da nossa oficina, agendada para o dia 09/06, a partir das 15h45, é preciso ter se inscrito no evento. Os ingressos – gratuitos ou pagos – estarão disponíveis até 03/06.

“A oficina está inserida no horizonte consonante com um dos princípios de nosso programa de expandir, publicizar e compartilhar os temas relacionados à governança da internet e direitos digitais para grupos e iniciativas que, embora sejam fundamentalmente afetados pelas dinâmicas e políticas da rede, não são especializados no tema e não têm uma agenda específica voltada a essa esfera”, destaca Paulo Lara, coordenador da Área de Direitos Digitais da ARTIGO 19.

A proposta é reunir, em diálogos coletivos, caminhos e metodologias que diferentes partes interessadas devem desenvolver e levar em consideração ao apoiar e incentivar o engajamento de organizações de Direitos Humanos e movimentos sociais na governança da internet. “Considerando que o uso da internet é central para a atuação da sociedade civil e dos movimentos sociais, pretendemos aproximar essas iniciativas da participação, do debate e das transformações em sua governança, entendendo de que maneira tal governança pode se democratizar”, completa Lara. 

Nesse sentido, quem participar da oficina contribuirá na discussão sobre os desafios enfrentados pelas partes interessadas não tecnológicas, além de cooperar para o registro de casos e exemplos de dificuldades vivenciadas por agentes sem experiência em internet e/ou tecnologia. A facilitação será feita em português e terá a participação de: Rafaela de Alcantara, assessora de Direitos Digitais da ARTIGO 19; Márcio Black, diretor do Programa de Democracia e Cidadania Ativa da Tide Setubal; Priscila Gonsales, diretora da Educadigital; e Adriane Gama, educadora no Projeto Saúde e Alegria.

A programação completa está em: rightscon.org/program.

Siga e marque @RightsCon, @Artigo19 e a hashtag #RightsCon ao fazer suas postagens nas redes sociais. Combinado?

Postado em

Icone de voltar ao topo