Reconhecimento facial é debatido em Fórum da Internet do Brasil

Os entraves ao acesso à informação sobre a implementação do reconhecimento facial é tema da roda de conversa que a ARTIGO 19 organizará nesta terça-feira, 31/05, das 14h às 15h30, no Fórum da Internet no Brasil (FIB). A organização ainda estará presente em outras duas atividades referentes à campanha #TireMeuRostoDaSuaMira, que atua pelo banimento do reconhecimento facial na segurança pública brasileira, e que será lançada oficialmente durante o FIB.

A roda de conversa “Superando as barreiras no acesso a informações sobre o uso de reconhecimento facial” tem o objetivo de reunir membros de coletivos, pesquisadores e sociedade civil para a construção de diálogo e troca de experiências sobre o uso e os riscos que envolvem a tecnologia de reconhecimento facial, bem como as dificuldades e estratégias de acesso a informações relacionadas à aquisição e à aplicação dessa tecnologia. Além disso, o objetivo também é sensibilizar para o tema e “pensar propostas concretas para ampliar o acesso às informações sobre o uso do reconhecimento facial no setor público, seja via articulações dentro dos diferentes atores da sociedade civil ou via apoio no legislativo, a partir dos requerimentos de informação”, explica Brenda Cunha, assessora do Programa de Acesso à Informação e Transparência da ARTIGO 19.

A ARTIGO19 participa também da campanha #TireMeuRostoDaSuaMira, que será lançada no dia 31/05, das 16h às 17h30 e visa ao banimento do uso do reconhecimento facial no âmbito da segurança pública. Já no dia 03/06, a organização estará no painel “Reconhecimento Facial: considerações sobre o banimento desta tecnologia digital no contexto da segurança pública brasileira”, das 15h10 às 16h40.

Segundo Rafaela Alcântara, assessora do Programa de Direitos Digitais da ARTIGO 19, o FIB é um evento significativo para a organização, que atua nos campos da liberdade de expressão e do acesso à informação. “O fórum debate pautas fundamentais da governança da internet, sendo um importante espaço de discussões sobre políticas de governança da internet no País. Relevantes entidades – não só da sociedade civil, mas também da academia e do setor privado – se reúnem no FIB todos os anos para discutirem questões atuais da área, o que torna nossa presença nesse espaço estratégica, tendo em vista a possibilidade de articulação com os diferentes agentes sociais e políticos que participam do evento”, analisa.

Leia a carta-manifesto da campanha e assine:
https://tiremeurostodasuamira.org.br/

Acesse detalhes sobre a roda de conversa na programação:
https://forumdainternet.cgi.br/programacao/detalhe/2/2381/ 

Veja a programação completa do FIB: https://forumdainternet.cgi.br/programacao/agenda/2/

Icone de voltar ao topo