Destruição do monumento em homenagem aos mortos na Chacina do Jacarezinho – NOTA OFICIAL do Observatório Cidade Integrada

O Observatório Cidade Integrada recebeu com surpresa, na tarde desta quarta-feira (11/05/2022), a notícia da destruição do Memorial às vítimas da Chacina do Jacarezinho, inaugurado na última sexta (06/05/2022). O Memorial foi uma ação concreta para lembrar as 28 vidas perdidas durante a Chacina, sejam elas de civis ou policiais, vítimas da política de violência que os governos do Estado do RJ vêm aplicando contra a população de favela, em sua maioria composta por pessoas negras, ano após ano, por diferentes governantes que ocupam esta posição. O Observatório reforça que todos são vítimas dessa ação do Estado, incluindo policiais que arriscam suas vidas em operações na chamada “guerra às drogas”, que só têm como foco territórios pobres e negros.

O monumento fez parte da programação de atividades promovidas pelo Observatório Cidade Integrada na última semana, que contou ainda com mutirão de grafite e lambes, rodas de conversa para pensar o Jacarezinho que queremos – Agenda 2030, e intervenções urbanas. Tudo isso foi realizado com o objetivo de mostrar que a violência não pode ser o único caminho para o Estado se fazer presente nas favelas.

Enquanto a violência for a única resposta do Estado às populações vulnerabilizadas, a sociedade civil continuará se articulando em prol dos direitos humanos para defender estes espaços. Entretanto, acreditamos que isso deverá ser feito através do diálogo e construção de políticas públicas em conjunto com instituições como a Defensoria Pública, como fizemos até este momento.
Reforçamos que todas as vidas importam e que o Memorial é a representação do direito à memória que as famílias que perderam seus filhos têm, mesmo após o arquivamento das investigações sobre 24 das 28 mortes ocorridas no Jacarezinho no dia 6 de maio de 2021.

Assinam esta nota:

ARTIGO 19 Brasil e América do Sul
Associação Juízes para a Democracia (AJD)
Casa Fluminense
CESeC
Coalização Negra por Direitos
Coletivo Maré Vive
Coletivo Marginal
FAFERJ
Fala Acari
Favelas na Luta
Geni/UFF
Iniciativa Direito a Memória e Justiça Racial
Iniciativa Pipa
Instituto de Defesa da População Negra
Instituto Marielle Franco
Jacaré Basquete
Justiça Global
LabJaca
LAV UERJ
Maré Vive
Meu Rio
Movimento Caxias
Movimento Moleque
NESso UFF
Nica Jacarezinho
Ouvidoria da Defensoria Pública do RJ
PerifaConnection
Rede de Observatórios da Segurança
SOS Emprego
UNEAFRO Brasil
Viradão Cultural Suburbano
Visão Coop
Voz das Comunidades
Mandato Verônica Lima
Mandato Benedita da Silva
Mandato Chico Alencar
Mandato Dani Monteiro – Comissão de Direitos Humanos da ALERJ
Mandato David Miranda
Mandato Talíria Petrone
Mandato Tarcísio Motta
Mandato Thais Ferreira
Mandato Waldeck Carneiro
PSOL Carioca
PT – Diretório Municipal do RJ

Icone de voltar ao topo