ARTIGO 19 repudia ameaças a jornalista Leandro Demori

A ARTIGO 19, organização que atua na promoção e defesa da liberdade de expressão e informação, repudia a ameaça ao jornalista e editor executivo do The Intercept Brasil, Leandro Demori, ocorrida no dia 09.01, enquanto caminhava com a esposa e o filho em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Durante o passeio que a família fazia, o jornalista foi parado por um homem que o disse “te liga que a vida do teu filho depende de ti”. O filho de Demori tem três anos. A ameaça foi reportada para a Polícia Militar, que recolheu os vídeos das câmeras de segurança que alcançam o local do acontecido.

Não é a primeira vez que o jornalista recebe ameaças e ataques. Em junho de 2021, Demori divulgou que estaria sendo investigado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro por reportagem que questiona se “A Polícia Civil do Rio mantém um grupo de assassinos?”. O jornalista também foi ameaçado de morte em junho de 2019, pela produção de conteúdo crítico sobre a gestão pública federal, e foi um dos casos contabilizados no indicador de graves violações do ano de 2019 no Relatório de Violações à Liberdade de Expressão da ARTIGO 19. No mesmo sentido, o The Intercept Brasil já foi alvejado diversas vezes, especialmente após o episódio da VazaJato. Outros jornalistas do veículo, como Amanda Audi e Glenn Greenwald, também foram ameaçados em diversas oportunidades.

O conjunto de violações contra Leandro Demori e o The Intercept Brasil representam graves ataques à liberdade de expressão, evidenciando uma tentativa organizada em silenciar o veículo, seus comunicadores e linha editorial.

A ARTIGO 19 repudia os ataques à Leandro Demori, se solidariza ao jornalista e solicita às autoridades que realizem a investigação do caso atentando para a gravidade das ameaças e do contexto de violações reiteradas contra o jornalista e o veículo. Além disso, expressa solidariedade ao jornalista e sua família, se colocando à disposição para acompanhar o caso e pressionar as autoridades por respostas efetivas que garantam sua segurança.

Ameaças e ataques a jornalistas e comunicadores por sua atuação profissional e ativista representam uma violação não só aos direitos das pessoas envolvidas, mas também uma ameaça à liberdade de imprensa, expressão e ao direito à informação de toda sociedade, além de ser uma grave violação à democracia.

Icone de voltar ao topo