Repórteres sofrem agressão durante passagem de Bolsonaro no sul da Bahia

A ARTIGO 19 se solidariza aos repórteres Camila Marinho e Cleriston Santana  (TV Bahia), Xico Lopes e Dário Cerqueira (TV Aratu) que foram agredidos por seguranças e seguidores do Presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido), durante passagem pela Bahia neste domingo (12).

A agressão é mais um episódio de uma série de agressões a jornalistas, por parte do presidente e seus seguidores, que vem se tornando rotina.  Ao longo de 2020, o Relatório Global de Expressão do Artigo 19 registrou 464 declarações públicas feitas pelo Presidente da República, seus ministros e assessores próximos, com ataques a jornalistas e ao seu trabalho.

Estas agressões contra jornalistas e comunicadores somaram 254 casos – quase 50% (123 violações) foram cometidas por agentes públicos e 18% (46 casos) continham expressões racistas, sexistas ou LGBTQIA-fóbicas, conforme informa o Relatório Global, publicado pela ARTIGO 19 em julho deste ano. 

Nos últimos três anos, é possível identificar um aumento da institucionalização da violência contra comunicadores, em que agressões e ataques que antes aconteciam localmente e de maneira descoordenada passaram a ser articulados por um projeto nacional empreendido por altas autoridades da República e que resultam em um silenciamento sistemático de vozes críticas e no aumento da hostilidade social contra comunicadores.

Em 2020, várias entidades da sociedade civil ingressaram com ação judicial contra a omissão do Governo Federal em promover medidas de segurança para garantir a atuação de jornalistas e comunicadores que cobrem as entrevistas do presidente Jair Bolsonaro na entrada do Palácio da Alvorada. A ação, promovida por ARTIGO 19, Instituto Vladimir Herzog, FENAJ, Intervozes e Repórteres Sem Fronteiras, já ressaltava que agressões a jornalistas cobrindo a agenda do Presidente da República não só tinham se tornado cotidianas e sistemáticas, mas vinham sendo incentivadas pelo próprio Presidente.

Mais recentemente, jornalistas que cobriam a viagem do Presidente à cúpula do G20 em Roma foram agredidos por seguranças presidenciais depois de o próprio presidente ter hostilizado repórteres que faziam questionamentos sobre sua agenda.

A ARTIGO 19 repudia veemente essas agressões e insta as autoridades competentes para que sua autoria seja identificada e responsabilizada. Todo ataque à imprensa e aos seus trabalhadores é um ataque à democracia!

 

Postado em

Icone de voltar ao topo