Apagão evidencia a urgência de alternativas descentralizadas de redes digitais

A atual hiper-concentração e monopólio informacional, econômico e tecnológico das grandes empresas de redes sociais é uma ameaça aos direitos fundamentais de expressão, comunicação e acesso à informação. O debate volta ao centro das pautas após horas em que Facebook, Instagram e Whatsapp ficaram fora do ar, ao longo do dia de ontem, 04 de outubro de 2021.

O apagão é um alerta sobre o poder e influência que poucas empresas têm sobre as comunicações. Milhões de pessoas foram impedidas não só de se expressar, mas também de receber informações e serviços pela falta de incentivo e desenvolvimentos autônomos e soberanos.

A ARTIGO 19 reafirma a urgência em se pensar alternativas soberanas, descentralizadas, autônomas e independentes para a infraestrutura das redes digitais. Notadamente grupos de defesa dos direitos humanos, ativistas e movimentos sociais e a sociedade civil em geral necessitam debater formas para que o modelo de grandes plataformas não viole direitos de expressão e garanta a existência da Internet como espaço aberto, múltiplo e plural.

Icone de voltar ao topo