A ARTIGO 19 se solidariza com a deputada federal Vivi Reis (Psol-PA), que teve seu escritório em Belém (PA) atacado. Esse não foi o primeiro ataque ao espaço de trabalho da deputada, mas desta vez espalharam documentos, depredaram o espaço e roubaram um notebook.
Trabalhadora da saúde e mulher negra amazônida bissexual, o caso da deputada federal Vivi Reis se se soma a outros ataques a mulheres em cargos eletivos, em todo o Brasil. A ARTIGO 19, organização de direitos humanos que atua na promoção e defesa da liberdade de expressão e informação, repudia a escalada de violência, ameaças e tentativas de silenciamento que mulheres negras, cis e trans, sofrem mesmo após terem sido legítima e democraticamente eleitas.
Assistimos nos últimos anos muitos ataques a parlamentares mulheres, sem que autoridades competentes tenham dado respostas consistentes, com a devida responsabilização de responsáveis por essas violências, que ferem as liberdade democráticas. O avanço do autoritarismo no país aumenta as tentativas de intimidação, principalmente contra grupos que foram historicamente colocados à margem, e que seguem conquistando espaços na política institucional brasileira.
(Crédito da imagem: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)