Chamada para assistente do Programa de Direitos Digitais recebe inscrições até 31/08

A ARTIGO 19 está selecionando um/a assistente para trabalhar no programa Direitos Digitais da organização.

A ARTIGO 19 é uma organização não-governamental de direitos humanos nascida em 1987, em Londres, com a missão de defender e promover o direito à liberdade de expressão e de acesso à informação em todo o mundo. Seu nome tem origem no 19º artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU.

Com escritórios em nove países, a ARTIGO 19 começou a atuar no Brasil em 2007 e, desde então, tem se destacado por impulsionar diferentes pautas relacionadas à liberdade de expressão e informação. Atualmente, a organização contempla quatro áreas programáticas: Acesso à Informação e Transparência, Direitos Digitais, Espaços Cívicos e Proteção e Segurança.

O programa de Direitos Digitais é responsável por monitorar questões relacionadas à intersecção entre liberdade de expressão e acesso à informação e Tecnologias da Informação de Comunicação. Nesse contexto, tem seus focos de trabalho em temas como vigilantismo; direitos humanos e empresas; desinformação; tecnologias e processos políticos democráticos; e conectividade e redes comunitárias.

Responsabilidades do cargo

-Apoiar a assessoria e a coordenação do programa na realização e desenvolvimento dos projetos, ações e atividades da área.

-Acompanhar e informar, para a equipe do Programa, atualizações de processos legais e tramitação de projetos de lei no Senado e no Congresso no âmbito dos temas trabalhados, segundo demanda do programa;

-Apoiar na redação de artigos de opinião, publicação para o site, cartas, releases e notas públicas sobre os temas de trabalho e em relação aos acontecimentos que afetam e/ou estão relacionados aos temas de trabalho.

-Apoiar na tradução, interpretação e adaptação de documentação básica em inglês e espanhol trabalhadas no âmbito do programa quando requisitado.

-Realizar atividades de pesquisa e escrita para publicações, relatórios, pedidos de informação e demais produtos do Programa.

-Apoiar o planejamento, a organização e a execução reuniões, eventos, oficinas e ações de mobilização de parceiros e atores diversos no âmbito do Programa.

-Apoiar a articulação com parceiros nacionais e internacionais, como comunidades, movimentos sociais, ONGs e organismos internacionais, comunicando-se por meio de mensagens, participando de reuniões e realizando contatos quando orientado pela coordenação da área.

-Contatar parceiros e órgãos do poder público para apurar ou obter informações, bem como auxiliar em ações de advocacy.

-Manter-se atualizado/a em conteúdos relacionados ao tema trabalhado no Programa, por meio da leitura de artigos, notícias, mídias especializadas e outros documentos, incluindo materiais de formação e publicados pela ARTIGO 19.

-Enviar materiais para parceiros, interlocutores diversos, entidades, representantes políticos, órgãos governamentais, dentre outros.

-Apoiar a gestão de projetos no âmbito do Programa, realizando atividades de apoio administrativo e financeiro designadas pela coordenação do Programa.

-Apoiar na elaboração de relatórios de atividades e demais demandas de monitoramento e avaliação institucionais da área.

Requisitos

-Graduação completa em qualquer área do conhecimento (Estudantes em ano de conclusão da graduação podem ser consideradas/os).

-Conhecimento, interesse e/ou experiência em temas relacionados a direitos humanos, liberdade de expressão, tecnologias e processos democráticos e direitos digitais (o conhecimento e a experiência prática com tecnologias e direitos digitais, programação e informática será considerado um diferencial).

-Capacidade de organização, sistematização e análise de material relacionado ao trabalho.

-Facilidade de trabalhar simultaneamente com diferentes temas relacionados ao programa e de se comunicar com pessoas e grupos de diferentes características econômicas e sócio-culturais.

-Conhecimento oral e de escrita em português e inglês. Leitura e compreensão básica de espanhol é desejável.

-Domínio de ferramentas de informática para a área de atuação. Conhecimento em sistemas informáticos, redes digitais e software livre são desejáveis.

-Identificação com a defesa e com a promoção da liberdade de expressão e da liberdade de informação.

-Respeito à diversidade e pluralidade de ideias, pessoas e ambientes.

Condições

Salário compatível com a função e pacote de benefícios que inclui VA, VR, seguro de vida e plano de saúde, através de contratação CLT. A vaga é para contratação imediata.

Interessados/as devem enviar e-mail com currículo e carta de apresentação contendo informações sobre as atividades profissionais, de atuação na área de direitos humanos e demais informações complementares, de até 2 páginas, para institucional@article19.org sob o título “Assistente Direitos Digitais – [NOME COMPLETO]” até o dia 31/8/2021.

O escritório da ARTIGO 19 fica situado em São Paulo, mas o trabalho está sendo realizado de forma remota até o fim da pandemia. A partir de combinado com a equipe, o trabalho poderá seguir de forma remota ou híbrida após este período.

Postado em

Icone de voltar ao topo