Organizações sem unem em chamada para banimento global de usos de reconhecimento facial e biométrico

Junto a mais de 170 entidades, a ARTIGO 19 assina carta aberta que faz uma chamada para banimento global de usos de reconhecimento facial e outros reconhecimentos biométricos remotos que permitam vigilância em massa, discriminatória e enviesada.

O documento foi lançada nesta semana de atividades da #Rightscon2021 e sua versão em português pode ser acessada aqui 

A carta, elaborada por várias organizações, contou com nossa contribuição no marco das ações da campanha #ReclaimYourFace, uma iniciativa internacional, da qual a ARTIGO19 faz parte, para o banimento de práticas de vigilância biométrica em massa.

No Brasil, junto com outras organizações, vimos participando de ações para questionar e chamar atenção da sociedade sobre o uso de tecnologias de reconhecimento facial no sistema de transporte público urbano de São Paulo.

Há uma preocupação com a potencialidade de usos indiscriminados dessas tecnologias para o aprofundamento de discriminação e repressão com viés de raça e gênero por parte das forças de segurança pública, por exemplo.

No final de junho, lançaremos a Policy “Quando corpos viram dados: tecnologias biométricas e liberdade de expressão”, que trata do posicionamento da ARTIGO 19 quanto ao uso de tecnologias biométricas, de acordo com parâmetros internacionais aplicáveis ao tema.

Icone de voltar ao topo