Nota de repúdio à agressão sofrida por jornalistas em manifestação de apoio a Bolsonaro

A ARTIGO 19, organização que atua pela promoção da liberdade de expressão e do acesso à informação no Brasil e no mundo, repudia as agressões a diversos jornalistas, e em especial ao repórter Pedro Duran, da CNN, cometidas por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro em ato no último domingo (23/05). 

Presente para cobrir a manifestação, Pedro Duran foi agredido verbalmente pelos manifestantes e teve que ser escoltado por policiais até o carro da emissora, sendo impedido, portanto, de realizar a cobertura jornalística do evento. O ato de hostilidade foi filmado e divulgado nas redes sociais, mas não foi o único. Outros repórteres que realizavam a cobertura também foram atacados. Pedro Duran ainda passou a ser assediado virtualmente pelos apoiadores do presidente. 

Este lamentável episódio se soma a uma cada vez mais extensa lista de violações a jornalistas e comunicadores (as) por parte do Presidente da República, seus Ministros, familiares que exercem mandatos e políticos relacionados. Monitoramento da ARTIGO 19 apontou, em setembro de 2020, 449 violações como essas em apenas 20 meses de mandato. 

Tais violações têm como objetivo intimidar e constranger os profissionais que realizam seu trabalho de levar informações à população, a fim de obstruir o trabalho da imprensa. Portanto, configuram flagrante violação a um pilar da democracia, a liberdade de imprensa. Em meio a mais grave crise sanitária do século, o governo federal deveria trabalhar para assegurar que a população tenha acesso a informação de qualidade, e não o contrário. A ARTIGO 19 repudia veementemente as agressões ocorridas no ato de domingo e espera que os poderes Legislativo e Judiciário sejam firmes em casos como esse, explicitando a defesa da liberdade de imprensa, da democracia e da pluralidade de visões e opiniões.

(Crédito da imagem: O Globo)

 

Icone de voltar ao topo