Abertas as incrições para Programa de Bolsas da ARTIGO19

A ARTIGO 19 abre, nesta segunda-feira (24), as inscrições para o Programa de Bolsas ARTIGO 19 em cinco áreas da organização: Acesso à Informação, Direitos Digitais, Espaço Cívico, Proteção e Segurança e Comunicação. As pessoas interessadas devem ser da Região Amazônica brasileira.

O Programa de Bolsas se insere no projeto da coalizão All Eyes in the Amazon, com apoio de Hivos, cujo objetivo é evidenciar como as violações à liberdade de expressão são parte da progressiva ameaça às lutas dos povos na Amazônia. Os/As bolsistas selecionados/as contribuirão com a organização por um período de três meses (de junho a setembro de 2021), com possibilidade de renovação.

Nesse contexto, cada um dos 5 bolsistas contribuirá, a partir de sua experiência, com ações e objetivos, com foco na Região Amazônica e também em atividades diversas da ARTIGO 19, adquirindo conhecimento na temática de Liberdade de Expressão e entendimento do funcionamento e atuação de uma Organização Não Governamental. As bolsas estão categorizadas com base nas 5 áreas programáticas da ARTIGO 19, conforme seus Termos de Referência. 

 

Como participar

As inscrições devem ser efetuadas até às 23h59 horas, fuso horário do Acre (01h59 no horário de Brasília), do dia 06 de junho de 2021 (domingo), exclusivamente pelo formulário indicado nesta chamada: http://bit.ly/ProgramadeBolsasA19

Para o preenchimento é preciso informar o nome da candidata ou do candidato, *dados de contato e informações relevantes como histórico de atuação e currículo, assim como carta de interesse e carta de recomendação (ou portfólio, no caso de inscrições na área de Comunicação).

Durante a semana de 07 a 11 de junho, as pessoas selecionadas para a segunda fase da seleção serão contatadas (via e-mail e telefone informados no formulário de inscrição) para agendamento de entrevistas (via internet). Qualquer alteração nos prazos ou processos será informada no site e redes sociais da ARTIGO 19:

Facebook: @artigo19brasil

Instagram: @artigo19

Twitter: @artigo19

 

Condições de participação

Para efetivar o período da bolsa, os selecionados deverão firmar um Termo de Referência com a ARTIGO 19. Passarão, então, a compor o Programa de Bolsas ARTIGO 19 e darão início às ações previstas para cada área. 

Os bolsistas se comprometem, também, a realizar a avaliação da experiência, dentro de prazo e requisitos a serem definidos.  

 

Remuneração e Contrapartidas

Esta chamada vai selecionar 5 bolsistas, pelo período de três meses (início das atividades em 15 de junho de 2021 e conclusão em 15 de setembro de 2021), para 30 horas semanais de atuação. Cada bolsista receberá o valor mensal de R$ 3.500,00 (valor líquido), em datas a serem combinadas, dentro do período do programa, após emissão de nota fiscal ou RPA pela (o) bolsista. 

Além da remuneração financeira, o Programa de Bolsas da ARTIGO 19 se compromete a:

a) Organizar oficinas e oferecer formações de temas relevantes aos programas 

b) Enviar materiais e publicações da ARTIGO 19 para o endereço apresentado pelos bolsistas

c) Especificamente no caso da/o bolsista de Direitos Digitais: 

  • Colaborar na articulação entre a (o) bolsista e as comunidades participantes do projeto, bem como com outros atores envolvidos no projeto
  • Oferecer profissional técnico especializado para suporte, esclarecimentos e procedimentos específicos de sistemas e arquiteturas de redes comunitárias na Amazônia

 

Critérios universais de escolha serão

  1. Adequação ao foco e termos do edital e da área escolhida, assim como comprometimento com os princípios do Programa de Bolsas ARTIGO 19.
  2. A ARTIGO 19 está comprometida em alcançar a diversidade em suas relações de trabalho, por isso atuamos com ações afirmativas em processos seletivos, incentivando a candidatura de pessoas negras, LGBTQI+, indígenas, mulheres, pessoas com deficiência e outros grupos que enfrentam discriminações estruturais no Brasil.
  3. Diversidade regional e geo-cultural.
  4. A/o proponente deve pertencer e atuar nos estados pertencentes à Região Geoeconômica da Amazônia (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão).

 

A seleção será realizada por um comitê de avaliação.

Eventuais dúvidas devem ser enviadas para o email comunicacao@artigo19.org

*Os dados pessoais dos participantes não serão compartilhados ou divulgados, sendo utilizados somente para fins de contato e prestação de contas ao projeto.

 

Requisitos, objetivos, cronogramas, ações e produtos, são itens específicos de cada área, conforme designado abaixo.

Acesse os Termos de Referência de cada uma das 5 áreas:

 

PROTEÇÃO E SEGURANÇA

ESPAÇO CÍVICO

DIREITOS DIGITAIS

COMUNICAÇÃO

ACESSO À INFORMAÇAO E TRANSPARÊNCIA

Icone de voltar ao topo