Aula inaugural do Curso de Escazú conta com lideranças indígenas e especialista em acesso à informação

Na última quinta-feira (1º), a ARTIGO 19 transmitiu ao vivo a aula inaugural do curso “Democracia Ambiental – Uma introdução ao Acordo de Escazú” no Youtube. A formação é voltada para indígenas estudantes ou recém graduados em cursos de ciências humanas de todo o Brasil e tem como objetivo a apresentação e análise de possíveis ferramentas de luta fortalecidas pelo Acordo para a efetivação do direito de todas as pessoas a um meio ambiente saudável.

Em formato de diálogo, o webinário de tema “Escazú em movimento” contou com a presença de três personalidades atuantes na luta pelos direitos humanos e ambientais: Cacique Babau (liderança Tupinambá, reconhecido internacionalmente pela atuação nas denúncias das violações de direitos indígenas), Shirley Krenak (do povo Krenak de Minas Gerais atenta à defesa dos rios contra a mineração) e Joara Marchezini (especialista em transparência e acesso à informação).

Para Denise Dora, o Acordo é uma importante ferramenta que, executada, tem o potencial de mudar os rumos do nosso país: “O Acordo de Escazú trata do acesso à informação, participação e justiça e pode fazer diferença na vida de brasileiros e brasileiras na proteção do meio ambiente e na defesa da democracia ambiental”.

Ao explicar o curso e sua metodologia, Barbara Heliodora, da ARTIGO 19, comemorou a capilaridade da formação no país. Vinte e cinco alunos de 19 estados brasileiros irão debater sobre a relevância do Acordo e como ele pode revolucionar o Brasil, a América Latina e o Caribe.

Após contextualizar o histórico de Escazú, Joara Marchezini explicou sobre a missão dele em nosso território, trazendo a perspectiva de que é possível a sociedade civil “estar na mesa” de um acordo regional, negociando de maneira igualitária, fazendo propostas. Outro ponto destacado pela especialista foi o fato dele não ter sido votado – e sim elaborado de forma que todas as partes estivessem de acordo, diante das problemáticas e assuntos presentes no texto.

Cacique Babau reconhece que o Brasil tem potencial para somar na luta contra a destruição ambiental, porém não se envolve diretamente com as comunidades mais afetadas. “Nós vivemos em um país muito bem intencionado, mas que na hora de executar as intenções boas só prioriza banqueiros”, diz.

Acrescentando à fala de Babau, a escritora Shirley Krenak reflete sobre a importância de se estabelecer diálogos e cumprimenta a iniciativa do curso: “Quando a gente é convidado para ocupar esses espaços (e escutar também), isso nos dá muita alegria e força para continuar acreditando no ser humano, principalmente diante do tempo que estamos vivendo agora, não só nós, os povos indígenas, mas toda a população brasileira”.

Assista a aula inaugural na íntegra: https://bit.ly/3fUxleo

Icone de voltar ao topo